18/12/2017 - 11h39

Maternidade Evangelina Rosa ganha prêmio em mostra sobre Segurança do Paciente

A maternidade mostrou os principais pontos dentro das metas de segurança que tiveram mais avanços.

Elis Pegado Maternidade Evangelina Rosa ganha prêmio em mostra sobre Segurança do Paciente

A Maternidade Dona Evangelina Rosa foi premiada com o segundo lugar na I Amostra de Experiências de Práticas bem Sucedidas em Segurança do Paciente do Estado do Piauí. A premiação foi entregue para os profissionais do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) que estão envolvidos diretamente nessas ações por conta do bom desempenho na implantação e monitoramento das ações de gestão de segurança do paciente.

O evento reuniu os 20 maiores hospitais do Estado, com leitos de UTI, entre públicos e privados, e teve como objetivo fortalecer a necessidade de cumprimento das metas de Segurança do Paciente e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência (IRAS), além de promover uma troca de experiências.

De acordo com coordenadora no Núcleo de Segurança do Paciente, da Maternidade, a enfermeira Virginia Lopes Cavalcante, o evento foi importante para que todos os profissionais presentes conhecessem as ações que estão sendo desenvolvidas na Rede de Saúde do Piauí com relação à segurança do paciente. “Todos os hospitais apresentaram suas experiências e suas ações dentro da prática de segurança do paciente, o que já fizeram e o que estão desenvolvendo, ou seja, suas vivências e suas práticas. Depois fomos avaliados por uma comissão formada por três profissionais da Vigilância Sanitária que observou, principalmente, o trabalho desenvolvido na maternidade, a segurança na apresentação e a qualidade do material”, explicou.

Na apresentação da MDER foram mostrados os principais pontos dentro das metas de segurança do paciente que tiveram mais avanços. A primeira, ainda segundo Virgínia, foi a implementação das pulseiras de identificação, seguido pela medicação segura, cirurgia segura, higienização das mãos e avaliação de riscos como quedas e lesões por pressão.

“Dentro de cada uma das metas de segurança do paciente nós fomos destacando os pontos que já estão em pleno funcionamento e os que estão em fase de implementação. Mostramos nossos dados e todas as ações desenvolvidas dentro da Evangelina Rosa para reforçar a importância da aplicação dessas metas no dia a dia. Nossos profissionais são estimulados com cursos, atualizações, palestras e campanhas a participarem ativamente da aplicação dessas metas. Sem eles nada disso seria possível”, comentou a enfermeira.

As seis metas de segurança do paciente foram estabelecidas pela Joint Commission Internacional (JCI) em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é promover melhorias na segurança do paciente em situações consideradas de maior risco. As metas adotadas são: Identificação correta do paciente; comunicação efetiva; segurança dos medicamentos; cirurgia segura; reduzir riscos de infecção; reduzir riscos de danos ao paciente.

Por Elis Pegado

21/05/2018 as 13:23h

Cerca de 340 mil piauienses foram imunizados contra influenza

Até agora, 49,13% da população alvo da campanha já foi imunizada.

21/05/2018 as 09:16h

Hospital de Parnaíba inicia Telemedicina hoje (21)

HGV será Hospital de referência

21/05/2018 as 09:13h

Cirurgias bariátricas no HGV vão começar em 45 dias

Até setembro, HGV começará a realizar cirurgias cardíacas.

21/05/2018 as 09:06h

Maternidade Evangelina Rosa reforça estoque de medicamentos e insumos

Maternidade estará totalmente abastecida em curto espaço de tempo.

18/05/2018 as 17:04h

Plano de trabalho para Maternidade Dona Evangelina Rosa é apresentado na Câmara Municipal de Teresina

Maternidade é referência em alta complexidade materno-infantil

18/05/2018 as 09:40h