20/12/2017 - 10h27
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Hemopi reforça ações para cadastro de doadores de Medula

Em dois dias foram realizados 282 cadastros no espaço montado no Hospital Regional Deolindo Couto

Tamanho da fonte Font minus   Font plus
Sana Moraes Hemopi reforça ações para cadastro de doadores de Medula

A Semana de Mobilização Nacional para a Doção de Medula Óssea encerra no dia 21 de dezembro e todos os hemocentros do Brasil se mobilizam em torno da causa. Para marcar a semana, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) promoveu uma ação em Oeiras durante as comemorações do aniversario de 300 anos da primeira capital do Piauí.

Para a Semana de Mobilização, o Hemopi descentralizou o serviço e levou a equipe até Oeiras, localizada na região Sul do Estado. “Desenvolvemos essa ação em Oeiras por ser uma região que concentra vários municípios e que não tem unidade de cadastro. Ações como esta já foram realizadas também em Bom Jesus e em outras cidades do Piauí”, explica o diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins.

Em dois dias foram realizados 282 cadastros no espaço montado no Hospital Regional Deolindo Couto. A supervisora de Coleta Externa do Hemopi, Hortência Rocha, avalia como positiva a ação. “Fizemos uma mobilização junto a população de Oeiras que entendeu a importância da nossa ação e compareceu para se cadastrar. Lembramos que o cadastro como doadora voluntário de medula pode ser feito em Teresina e nos hemocentros de Picos, Parnaíba e Floriano durante todo o ano”, explica.

A semana é um movimento de conscientização sobre a importância de ser doador de medula cadastrado e também uma oportunidade para que as pessoas lembrem de manter os dados castrais sempre atualizados. “Os Hemocentros trabalham de forma permanente captando doadores de sangue e também quem deseja ser doador de medula. Você pode se tornar um doador a qualquer momento, desde que preencha os requisitos exigidos”, esclarece Hortência Rocha.

Para ser doador voluntário de medula é preciso: Ter entre 18 e 55 anos de idade; Estar em bom estado geral de saúde; Não ter doença infecciosa ou incapacitante; Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. “A semana também serve como estímulo para aqueles que já são cadastrados atualizarem seus dados. A atualização pode ser feita diretamente do site do Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) ou em qualquer uma das quatro unidades do Hemopi. É fácil e rápido”, lembra o diretor Jurandir Martins.  

Atualmente no Brasil existem 4.442.085 doadores cadastrados e 850 pacientes na fila de espera por um doador não aparentado. No Piauí são 81.545 cadastrados.

Doação de Sangue

Estamos em um dos períodos mais festivos do ano onde muitas pessoas saem de férias, mas a demanda por sangue nos serviços de saúde e hospitalares não diminui. O diretor do Hemopi reforça a importância de doar sangue regularmente. “As pessoas saem de férias mais os serviços de saúde continuam funcionando, então, é importante que o Hemocentro tenha capacidade para suprir a necessidade dos hospitais e serviços de saúde”, explica.

O Hemopi vai funcionar normalmente nesse período, fechando para doação apenas nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro. “Nós iremos fechar nessas duas datas apenas para doação de sangue e retornamos nos outros dias no horário normal. Internamente o Hemocentro não interrompe suas atividades e continua processando e fornecendo sangue para toda a rede hospitalar pública e privada do estado”.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 (com autorização dos pais ou responsáveis) e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, estar bem alimentado e portar documento oficial com foto válido em todo o território nacional. Em Teresina, o Hemopi funciona de segunda a sexta das 7h15 às 18h e aos sábados das 7h15 às 17h. As unidades de Picos, Parnaíba e Floriano (7h às 12h e das 13h30 às 18h) funcionam de segunda à sexta.

Por: Sana Moraes 


20/04/2018 as 11:24h

Piauí reduz em mais de 50% os casos de dengue de chikungunya

Saúde investe em ações e campanhas

20/04/2018 as 10:04h

Saúde confirma um caso de H1N1

A campanha de vacinação inicia na segunda, dia 23

20/04/2018 as 08:38h

HGV recebe visita técnica do Ministério da Saúde para habilitar serviços em alta complexidade

O HGV passará a oferecer assistência ao indivíduo com obesidade e realizar transplante hepático

20/04/2018 as 08:33h

Filas de espera reduziram até 50% no HGV após gerenciamento de leitos

Também será implantado o sistema online de Autorização de Internação

19/04/2018 as 13:02h

Planificação reorganiza atenção primária na Planície Litorânea

Segunda etapa terá início após pactuação

19/04/2018 as 11:16h

Florentino Neto passa por cirurgia e deve se ausentar por 15 dias

Quem assume no período é o médico e ex-secretário de Saúde, Telmo Mesquita.