20/12/2017 - 14h17

Saúde encerra capacitação de profissionais da Rede de Urgência do Litoral do Piauí

Parceria com Hospital Alemão melhora assistência por meio de Formação-Ação

A Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz desenvolveu na macrorregião Litoral do Piauí o Processo de Formação-Ação (PFA) do projeto Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede de Atenção às Urgências (GEPPRAU). O seminário final com a apresentação dos resultados acontece amanhã (21), às 8h no SESC Praia, em Luís Correia.

A qualificação integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e foi voltada aos profissionais da Atenção Primária, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU), componentes Hospitalares de Urgência, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Força Nacional do SUS, níveis centrais de gestão em urgências das secretarias municipais de saúde, assim como a do Estado, Regulação e Atenção Domiciliar.

“O projeto GEPPRAU visa os serviços naquela região e apoiar as lideranças na integração entre os componentes da Rede de Atenção às Urgências na indução de ações voltadas às melhorias dos processos gerenciais e, consequentemente, na qualificação dos resultados assistenciais para os cidadãos usuários do SUS e seus trabalhadores, sempre em parceria com as Universidades”, comenta Dr. Telmo Mesquita, coordenador da Rede de Urgência e Emergência do Estado.

Foram qualificados mais de 90 profissionais de saúde da Rede de Atenção às Urgências dos territórios da Planície Litorânea e Cocais, contemplando 34 municípios.

Segundo o coordenador Telmo Mesquita, um dos principais objetivos é a estruturação do Núcleo Regional de Educação Permanente em Urgência (NEU Regional) a partir da organização das linhas de cuidado prioritárias, visando à melhoria dos resultados assistenciais e a garantia dos direitos humanos e sociais nos serviços de urgência.

Por: Denise Nascimento

20/06/2018 as 14:09h

Criança tem garantido tratamento para cardiopatia congênita

Todos os procedimentos foram garantidos pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Tratamento Fora de Domicílio(TFD)

20/06/2018 as 13:12h

Saúde capacita profissionais para urgências cardíacas

Estão sendo capacitados profissionais que atuam nos prontos atendimentos dos hospitais da rede estadual, tanto da capital como no interior.

20/06/2018 as 10:09h

Governo realiza investimentos para melhoria da saúde em Picos

O assunto foi tema de reunião entre equipe do Estado e gestores do município.

19/06/2018 as 13:39h

HGV será exemplo de Ensino para outras unidades de saúde do Estado

O desejo é que o modelo seja replicado para todas as unidades de saúde

19/06/2018 as 12:05h