Divulgação Período de chuvas requer mais atenção contra o mosquito Aedes aegypti

O início do período de chuvas em algumas regiões do Estado pode propiciar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, se a população não estiver em constante vigilância e tomando os devidos cuidados no combate à dengue, zika e chikungunya, alerta a Secretaria de Estado da Saúde.

O supervisor de Entomologia, Ocimar de Alencar, ressalta que população deve fazer a sua parte para evitar a proliferação do mosquito.

Nesta época do ano, os cuidados devem ser redobrados. “É importante não deixar nenhum recipiente que acumule água, mesmo os pequenos, como tampa de refrigerante, casca de ovo, porque pequenas quantidades de água podem ser um criadouro das larvas”, explica o supervisor, enfatizando que o período de chuvas pode aumentar os casos.

Os boletins registraram uma redução de casos de dengue e zika, mas há um aumento de pessoas afetadas pela chikungunya. Houve uma diminuição de 1,8% nos casos de dengue, em relação ao mesmo período de 2016. De 01 de janeiro a 20 de dezembro deste ano, foram 5.154 casos notificados em 129 municípios.

Em relação à chikungunya, foram notificados 6.322 casos em todo o Estado, registrando aumento de 205,1% em relação ao mesmo período de 2016. As maiores incidências de chikungunya por 100 mil habitantes foram registradas nas cidades de Francinópolis, Cajueiro da Praia, São Raimundo Nonato, Várzea Branca e Luis Correia.

Os casos de zika registraram diminuição, quando comparados os anos de 2016 e 2017, com 216 e 156, respectivamente.

Confira o boletim 

Por: Denise Nascimento