22/12/2017 - 15h01

Novos leitos fortalecem assistência intensiva no interior do Estado

Até 2018, serão 90 leitos abertos somente no interior

Novos leitos fortalecem assistência intensiva no interior do Estado

Em um ano, a Secretaria de Estado da Saúde abriu 50 novos leitos para cuidados intensivos, seja para adulto como para neonatal. De norte a sul do Piauí, a expansão de leitos de Unidade de Terapia Intensiva(UTI), adulta ou neonatal, e ainda de Cuidados Intermediários Neonatais(UCIN) possibilitou que, no mesmo período, mais de 700 pacientes fossem atendidos nos municípios de Oeiras, Parnaíba, Picos e Floriano.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, explica que, somente nos cuidados intensivos neonatais, foram 30 novos leitos abertos, o que mudou a rotina dos hospitais, tanto na capital como no interior. “Foram investimentos em estrutura, equipamentos e pessoal qualificado, o que asseguram que pacientes tenham uma assistência adequada, resolutiva e mais próxima de sua casa e familiares”, afirma.

No Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA), em Parnaíba, por exemplo, foram reestruturados 10 leitos de UTI neonatal e abertos 10 leitos de UCIN. Com isso, menos transferências para a Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, como relata a diretora de Enfermagem, do HEDA, Janailda Furtado. “Conseguimos melhorar as chances de vida de bebês prematuros, de pacientes que nascem com alguma doença congênita e que antes tinha que ser transferidos para Teresina. Hoje, já temos uma avaliação positiva, porque diminuíram bastante as transferências para Teresina”, afirma. Por lá, desde dezembro de 2016 a novembro de 2017, foi cerca de 400 bebês atendidos.

A assistência em alta complexidade descentralizada, de acordo com o planejamento estratégico adotado pelo Governo do Estado, melhora até mesmo no tratamento do paciente, que é acompanhado de perto por familiares. No caso dos neonatos, a presença da família aumenta o vínculo com a criança. “Isso é muito bom, porque a criança é tratada aqui, próxima a sua família. Os pais podem entrar, sendo livre a entrada de pai e mãe e também dos avós, para poder ter contato com a criança e desfrutar de toda assistência que o Hospital oferece, como o método Canguru, que aproxima e aumenta o vínculo com a criança”, explica Janailda.

No Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, a abertura de 10 leitos de UTIN, em maio deste ano, proporcionou a assistência a 133 neonatos, pacientes que puderam ser tratados na região sul do Estado, sem necessidade de transferência para Teresina.

Ainda na região sul, os adultos também podem receber cuidados intensivos, com a abertura de 20 leitos de UTI, sendo 10 no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, e 10, no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. Uma nova realidade na assistência em alta complexidade que surpreende os moradores daquelas regiões, como a maquiadora Karine Nunes, 33 anos, que passou 13 dias internadas no Hospital de Oeiras, sendo que em três, ela ficou em coma na UTI.

“Me surpreendeu bastante. Tinham médicos me acompanhando direto, sempre me monitorando. Em nenhum momento, me senti desamparada. Fui muito bem cuidada”, conta Karine, que, com a internação naquele hospital, pode ser acompanhada de perto pelos familiares e amigos. “Ficar aqui foi muito melhor, pois não foi preciso pegar estrada para ir para Teresina e ainda tive o apoio da minha família e amigos, que me acompanharam direto”.

De acordo com Florentino, para 2018 são previstos mais 40 leitos de cuidados intensivos, sendo 20 para neonatal no Hospital de Picos, 10 para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, e 10 leitos para o Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato. “É um trabalho continuado, numa esforço de todos da Secretaria, para garantir que, em momentos em que o paciente, em estado grave, precise, tenha uma assistência resolutiva, na região em que more”.

Por Graciene Nazareno

20/06/2018 as 14:09h

Criança tem garantido tratamento para cardiopatia congênita

Todos os procedimentos foram garantidos pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Tratamento Fora de Domicílio(TFD)

20/06/2018 as 13:12h

Saúde capacita profissionais para urgências cardíacas

Estão sendo capacitados profissionais que atuam nos prontos atendimentos dos hospitais da rede estadual, tanto da capital como no interior.

20/06/2018 as 10:09h

Governo realiza investimentos para melhoria da saúde em Picos

O assunto foi tema de reunião entre equipe do Estado e gestores do município.

19/06/2018 as 13:39h

HGV será exemplo de Ensino para outras unidades de saúde do Estado

O desejo é que o modelo seja replicado para todas as unidades de saúde

19/06/2018 as 12:05h