Durante o período de final de ano, algumas cidades piauienses recebem um maior fluxo de pessoas para as festividades, como o caso do litoral do Estado. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde elaborou o plano de ação para garantir que todos possam ter um Réveillon tranquilo com a assistência à saúde assegurada.

O fluxo de pessoas que transitam nesse período ocasionam um aumento do número de veículos e consequentemente acidentes, além dos riscos de afogamento, embriaguês, queimaduras, insolação, entre outros. Foram investidos R$ 64.800 (sessenta e quatro mil e oitocentos reais) no reforço de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, motoristas, supervisores e apoio técnico da Secretaria de Saúde para as cidades de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

“É imprescindível propiciar recursos para o atendimento de urgência da população, reforçando a quantidade de profissionais, ambulâncias com equipamentos, medicamentos e materiais médico-hospitalares”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. Ainda segundo o secretário, o objetivo da ação é facilitar o atendimento às urgências e emergências, atender a demanda aumentada de pacientes geradas pelas ocorrências e viabilizar de forma eficiente o transporte ao serviço hospitalar.

Todos os hospitais regionais e estaduais já definiram as escalas de plantão durante o período de fim de ano para garantir atendimentos de urgência à população. Também serão distribuídos preservativos masculinos, femininos e material educativo sobre os cuidados em relação à prevenção de doenças transmissíveis.

Por: Denise Nascimento