02/01/2018 - 17h39

Saúde bate meta e terá mais R$5,5 milhões para novo mutirão em 2018

O Primeiro Mutirão atendeu mais de 2.000 pessoas

Saúde bate meta e terá mais R$5,5 milhões para novo mutirão em 2018

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, apresentou hoje, 2, balanço do Primeiro Mutirão de Cirurgias Eletivas, realizado em formato simultâneo em 10 hospitais regionais. Ao todo, 2.053 pessoas foram atendidas, em diversas especialidades, destacando as ginecológicas, ortopédicas, gerais, oftalmológicas e pediátricas.

“A realização do primeiro Mutirão superou a meta de 2000 cirurgias estipuladas, pois alcançamos 2053. Essa superação da meta demonstra o grau de dedicação dos nossos profissionais, de todos aqueles que fazem a Secretaria de Saúde, para que nós pudéssemos atender a população piauiense”, afirma o secretário.

Com este resultado, Florentino destaca a nova meta: contemplar mais de 7 mil piauienses com cirurgia de catarata. “Nós estamos estimulado para essa meta muito maior, que é o novo mutirão de cirurgias que vamos realizar em 2018. Nossa meta é zerar a fila em 2018. É uma meta ousada, vamos ter dificuldade e precisamos assumir o compromisso para zerar”, afirma, assegurando que os recursos de R$5,5 mihões são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho.

Somente em cirurgias de catarata, o Primeiro Mutirão beneficiou 602 pessoas, que foram atendidas em quatro hospitais: Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba; Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes; Regional Julio Hatman, em Esperantina e Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, que realizou no último final de semana do ano de 2017, foram 100 procedimentos. As cirurgias gerais beneficiaram 868 pacientes e as ginecológicas, 365.

A realização do Mutirão Simultâneo em dez hospitais regionais, que foi realizado em dois meses, teve grande envolvimento das equipes da rede hospitalar, assim como das equipes da Secretaria de Estado da Saúde. O Hospital de Buriti dos Lopes, por exemplo, antes mesmo da reinauguração, atendeu 100 pessoas com cirurgias de catarata.

O centro cirúrgico do Hospital Regional Teresinha Nunes Barros, em São João do Piauí, foi reaberto e em menos de 30 dias, realizou 98 procedimentos. “Estamos gratos aos diretores dos hospitais, aos médicos, aos profissionais de enfermagem e a todos os funcionários dos hospitais que se dedicaram, abdicaram seus finais de semana e feriados, para podermos alcançar essa meta”, agradece Florentino.

Veja os números:

Total de procedimentos – 223

Por Graciene Nazareno

18/01/2018 as 15:15h

Comunidades de Teresina receberão academias ao ar livre

Investimentos em prevenção à saúde

18/01/2018 as 15:12h

Mutirão de cirurgias de catarata vai atender mais de 14 mil pessoas

O mutirão atende a população de todos os territórios do Estado

18/01/2018 as 12:32h

Campo maior recebe R$ 470 mil em investimentos para saúde

Equipamentos para Hospital e academia ao ar livre são entregues

17/01/2018 as 14:35h

Saúde emite Nota Técnica sobre febre amarela

Pelo menos 57 cidades do Piauí devem intensificar campanha contra febre amarela.

16/01/2018 as 14:47h

Secretário de Saúde anuncia investimentos para Corrente

Região também receberá programa Passo à Frente

15/01/2018 as 13:58h