A Central de Transplantes do Piauí teve um crescimento no números de captações de múltiplos órgãos, em 2017. No total foram realizadas 26 procedimentos, um aumento de 85% em comparação aos números de 2016, quando foram realizados 14 procedimentos. 

Outro avanço foi na quantidade de doação de rins e córneas, que também superaram o ano anterior. Foram 189 doações, sendo 159 de córneas e 30 de rins.

Para a coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras, esse aumento ocorreu, principalmente, devido ao trabalho de todos envolvidos no processo de captação e doação.

“ Sem dúvida nenhuma o empenho da nossa equipe foi fundamental para que pudéssemos, ter esse avanço nas doações e captação. Sem falar das campanhas educativas, que puderam levar mais esclarecimento a população, sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos”, lembra.

A Central de Transplantes do Piauí também superou o número de órgãos disponibilizados para outros estados. No ano de 2016, foram enviados 12 órgão, já em 2017 foram disponibilizados 35. 

“O órgão ou tecidos é colocado a disposição para outro estado, quando não há receptor compatível, no Piauí. Da mesma forma que enviamos, também recebemos de outras unidades da federação”, explica Lourdes Veras.

Em 2018 o objetivo da Central de Transplantes do Piauí é intensificar o treinamento da equipe, envolvida em todo processo de captação e doação.

“ 2017 foi um ano muito bom, em números de doações e captação. Para 2018 nosso principal objetivo é investir ainda mais no treinamento e capacitação da nossa equipe, para que possamos superar ainda mais esses números”, ressalta a coordenadora Lourdes Veras.

Por: Amanda Dourado