Elis Pegado Maternidade: Central de Esterilização recebe nota máxima em segurança

Em dezembro de 2017 a Central de Materiais Esterilizados (CME) da Maternidade Dona Evangelina Rosa conquistou a nota máxima, um dez, em uma avaliação externa, feita pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O setor foi avaliado e conseguiu desenvolver todas as metas traçadas em um período de dois anos, onde o Hospital Alemão esteve avaliando a Central.

A avaliação faz parte do projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos e é uma parceria entre Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). É formado, por uma equipe multiprofissional que realizou visitas mensais às instituições e atualmente atua em 18 Hospitais do Norte e Nordeste.

Para Neylyvya de Carvalho Sousa, enfermeira técnica responsável pela Central de Materiais, esse reconhecimento faz parte de um trabalho focado e dedicado. “Estamos de parabéns. Estamos muito felizes pelo reconhecimento do Hospital Alemão, pois a Central de Materiais é um local que não mexe diretamente com o paciente, mas estamos sempre preocupados em oferecer um material de qualidade. Ficamos felizes em termos passados por uma avaliação e adquirido a nota máxima, este é um incentivo por termos desenvolvido todas as nossas metas com grandiosidade”, conta emocionada.

Com equipamentos de ponta e grande capacidade de operação, a Central de Materiais Esterilizados (CME) é um dos principais setores da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Trata-se de uma unidade de apoio técnico a todas as unidades assistenciais, responsável pelo processamento e esterilização dos materiais médico-hospitalares.

Vinte e cinto técnicos de enfermagem capacitados, nove enfermeiras especialistas e uma coordenadora atuam no setor. As operações são executadas com base em códigos de barras, o que permite rigoroso controle, validação e arquivamento dos dados relacionados aos materiais ali tratados.

As rotinas são realizadas seguindo Procedimentos Operacionais Padrão (POP) individuais. Os funcionários são treinados continuadamente para que a Unidade de Saúde cumpra com os preceitos legais e éticos de uma correta limpeza dos materiais, bem como de uma esterilização eficaz.

Sistemas modernos e seguros estão implementados, otimizando o trabalho da CME. Como exemplos, estão duas Autoclaves a vapor, além de Sistemas de barreira para embalar os materiais desinfetados, Mantas de SMS, Etiquetas para rastreabilidade de todo o material que é produzido dentro da instituição e Incubadora altamente moderna para testes biológicos com leitura de até 3h.

O trabalho conduzido é de extrema importância para a segurança dos pacientes e funcionários da instituição. Os indicadores de qualidade permitem acompanhamento, contribuindo ainda, decisivamente, para a prevenção e controle de infecções hospitalares.

Segundo Neylyvya de Carvalho, o setor é de grande importância, pois fornece o material esterilizado para o uso do paciente, garantindo a segurança. “A Central de Materiais é um setor onde é feito a limpeza, desinfecção e esterilização de todo o material que vem de toda a maternidade. Recebemos, fazemos a limpeza, a esterilização e distribuição do material para todos os setores da Casa”, explica.

Por: Elis Pegado