James Almeida Sul do Estado vai receber ações do Passo à Frente e Renova Saúde em janeiro

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, apresentou à vice-governadora Margarete Coelho as ações da pasta que serão realizadas, ainda em janeiro, na região sul do Estado, contemplando especificamente as regiões de Corrente e São Raimundo Nonato. Para essas localidades, serão desenvolvidos os programas Passo à Frente e modernização de equipamentos hospitalares, pelo Renova Saúde. A apresentação ocorreu hoje, 11, no Centro Administrativo e teve a participação da equipe técnica da Secretaria.

Pelo Renova Saúde, em São Raimundo Nonato, o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz vai receber cerca de R$600 mil em equipamentos, que vai permitir a modernização de duas salas do centro cirúrgico. Com isso, o Hospital deve aumentar a quantidade de procedimentos cirúrgicos, além de fortalecer a resolutividade clínica e cirúrgica.

“Dotar o Hospital com vários equipamentos, inclusive equipamentos de ponta, para reestruturar as duas salas cirúrgicas, é um ganho importantíssimo para toda população”, ressaltou a vice-governadora.

“Com o Renova Saúde, vamos levar, inicialmente, mais de R$12 milhões em investimentos para modernizar os hospitais. Já neste sábado, dia 13, entregaremos equipamentos para o Hospital de Floriano e ainda em janeiro, iremos entregar os equipamentos no Hospital de São Raimundo Nonato”, afirmou Florentino,  assegurando que o Hospital Regional João Pacheco Cavalcante, em Corrente, também será beneficiado com o Renova Saúde. Aquela unidade vai receber aproximadamente R$1milhão em equipamentos na segunda etapa do programa.

Pelo Passo à Frente, Corrente e os municípios do seu entorno vão receber a primeira etapa do programa, que consiste na mobilização dos gestores municipais. A reunião inicial vai ocorrer em janeiro, quando será apresentado o formato e os critérios para as pessoas com deficiência ter acesso ao programa.

O Passo à Frente já beneficiou mais de 4 mil pessoas em mais de 50 municípios com a entrega de equipamentos ortopédicos. O programa já esteve em São Raimundo Nonato, conontemplando mais de 300 pessoas de Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Caracol, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura, Guaribas e Jurema.

“Agora, vamos mobilizar as equipes da Secretaria para que esses programas cheguem rapidamente a esses municípios e possam servir à população”, comemorou Margarete.

Por Graciene Nazareno