Diante dos últimos boletins com a notificação de casos de febre amarela no País, inclusive com óbitos já registrados, a Secretaria de Estado da Saúde, emitiu Nota Técnica para os municípios acerca das ações de vigilância da doença como ações preventivas contra a doença além de intensificar a cobertura vacinal especialmente nos municípios que fazem fronteira com o estado da Bahia.


De acordo com a gerente de vigilância em saúde, da secretaria estadual da saúde, Miriane Araújo, cerca de 57 municípios piauienses sugerem maior cuidado pelo fato se limitarem com o estados que apresentaram notificação de casos da doença. “Municípios como: Avelino Lopes, Barreiras do Piauí, Caracol, Corrente, Cristalândia, Curimatá, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Julio Borges, Sebastião Barros, são exemplos de municípios que fazem fronteira com o estado da Bahia, onde já foram registrados casos da doença, portanto devem intensificar suas ações na prevenção da doença”. Explica.


Ainda de acordo com Miriane Araújo, em 2017 o estado vacinou 27.314 pessoas o que representa uma cobertura média de 57,14%, tendo sido atendida dentro da faixa orientada pelo Ministério da Saúde, mas alerta para que cada município esteja vigilante quanto à cobertura vacinal “A Nota Técnica sugere atenção para a análise da cobertura vacinal, mas também com orientações para profissionais de saúde quanto às ações e procedimentos acerca dos cuidados para tratar do agravo” afirma.


De acordo com o Ministério da Saúde, os casos registrados de febre amarela no país, seguem de forma sazonal, ocorrem principalmente nos meses de verão. Neste caso, o analisado é de 1º de julho a 30 de junho de cada ano. Durante o período de monitoramento (que começa em julho/2017 e vai até junho/2018), foram confirmados 35 casos de febre amarela no país sendo que 20 vieram a óbito, até 14 de janeiro deste ano. Ao todo, foram notificados 470 casos suspeitos, sendo que 145 permanecem em investigação e 290 foram descartados.

Confira a nota técnica

Por Albano Amorim


Arquivos anexos (1)