O Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, recebeu neste último final de semana cerca de R$600 mil em equipamentos, pelo Renova Saúde, programa da Secretaria de Estado da Saúde para modernização do parque tecnológico da rede hospitalar estadual. Além dos equipamentos, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou para março a inauguração do Centro de Parto Normal(CPN).

Esse conjunto de ações fortalece a descentralização dos serviços de saúde, que desde 2015, avançou com abertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva(UTI), adulta e neonatal; Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal(UCIN) e ainda o fortalecimento na assistência materno-infantil, tendo como estratégia a abertura dos CPNs.

A vice-governadora Margarete Coelho, que participou da entrega dos equipamentos, relatou que “se alguém pergunta o que esse governo faz, a gente mostra, temos interiorizado a saúde nesse estado. As pessoas querem avaliar uma gestão pelas obras físicas, que também têm sua importância, mas programa como este, o Renova Saúde e o mutirão de cirurgias, melhoram a vida do povo, e isso é gestão”, afirmou.

Para modernização do parque tecnológico da rede hospitalar são previstos mais de R$77 milhões em investimentos, oriundos de emendas parlamentares e de projetos da Secretaria. Nessa primeira etapa são investidos mais de R$12 milhões.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, agradeceu o empenho da bancada federal em destinar os recursos para a saúde e enfatizou as ações dos mutirões de cirurgias de catarata que vão atender 14 mil pessoas nos próximos meses. "O Renova Saúde tem uma grande importância, vez que vamos renovar e ampliar nosso parque tecnológico, mas também merece destaque nossos mutirões, como o de catarata que vamos realizar cirurgias aqui no Hospital Cândido Ferraz, para atender a toda essa região", afirmou.

O próximo mutirão de catarata vai realizar 14 mil consultas oftalmológicas e mais de 7 mil procedimentos cirúrgicos, em todo o Estado. Para isso, serão destinados mais de R$5,5 milhões em investimentos, oriundos de emenda do deputado federal Assis Carvalho, que também participou da solenidade em São Raimundo Nonato. Também participaram os deputados federais Marcelo Castro, Paes Landim, o presidente da Fundação Hospitalar, Pablo Santos, o secretário de Estado da Defesa Civil, Hélio Isaías, e ainda a prefeita Carmelita Castro.

O Renova Saúde já entregou equipamentos para os hospitais de Campo Maior, Floriano e Demerval Lobão.

Por Granciene Nazareno