Equipamentos mais modernos e de maior capacidade de produção devem aumentar e tornar mais eficiente os serviços ofertados pelo Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus.  Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde investe cerca de R$500 mil, frutos de projetos da Secretaria e de emendas parlamentares da senadora Regina Sousa e do deputado federal Assis Carvalho. A entrega de equipamentos ocorreu nesta terça-feira, 23, com a participação de gestores e de representantes da cidade. 

Representando o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, o diretor de Organização Hospitalar, Neres Machado Junior, os equipamentos obedecem a uma avaliação prévia acerca da situação do hospital e de sua capacidade de oferta de serviços dentro da rede de assistência de uma determinada região. “O hospital já tem uma grande importância pra região, tanto que recentemente realizamos aqui uma etapa do mutirão de cirurgia. Com a entrega desses equipamentos, pelo Renova Saúde, vamos melhorar a ambiência do hospital, a assistência e a parte de internação do pacientes, além de equipamentos para as salas de estabilização e sala do pós-cirúrgico, para uma recuperação mais breve do paciente”, afirma.

O supervisor do Pronto-socorro do Hospital, o enfermeiro Diego Monteiro, reafirma que os novos equipamentos vão otimizar e melhorar a capacidade de produção de serviços na unidade. “Os novos equipamentos que estão chegando a partir do Renova Saúde vão melhorar a capacidade do Hospital como um todo, tanto para o trabalho dos funcionários como para a satisfação do usuário. Nossa autoclave, que tem capacidade de apenas 150 litros, será substituída agora por uma com 400 litros para esterilização. Recebemos mais um colposcópio, um ventilador mecânico, que não tínhamos aqui na unidade. Agora um paciente que precise ser entubado, não precisa mais ser transferido para Floriano”, avalia.

Durante a solenidade, o deputado estadual, Fábio Novo destacou que Bom Jesus é um polo de saúde para toda a região sul do Piauí. "Os novos equipamentos irão dar mais estrutura ao hospital. Esse investimento trará melhorias no atendimento aos pacientes e menos transferências para Teresina".

O Renova Saúde vai investir, na primeira etapa, mais de 12 milhões de reais na modernização do parque tecnológico da rede hospitalar estadual. Já foram entregues equipamentos para os hospitais de Floriano, Campo Maior, Demerval Lobão e São Raimundo Nonato. 

Em Bom Jesus, além dos equipamentos entregues ao hospital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, destinou, com recursos próprios, três conjuntos de academia ao ar livre, destinadas aos municípios de Currais, Parnaguá e Curimatá.

Por Albano Amorim