Atendendo solicitação da Associação de Prefeitos Piauienses (APPM), o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, convocou reunião para tratar do complexo regulador de leitos hospitalares, procedimentos e consultas especializadas. A Secretaria quer dar mais transparência ao processo a partir do compartilhamento de informações entre os gestores municipais, a Regulação e Auditoria da SESAPI e os gestores do sistema onde os serviços são ofertados.

A adoção de um único sistema de regulação no estado com acesso irrestrito para todos os gestores é uma das propostas discutidas entre as instituições, o que vai atender as reivindicações dos municípios, que pedem mais acesso e clareza sobre a oferta de serviços e de vagas destinadas para cada cidade.

Florentino Neto também alertou para a necessidade de implementar uma revisão no instrumento que trata da divisão de cotas de serviços ofertados pelo SUS no estado do Piauí.  “A nossa Programação Pactuada Integrada(PPI) sofreu grande alteração em virtude da oferta de novos serviços no interior do estado e por diversos  prestadores do Sistema Único de Saúde, portanto precisamos estabelecer as referências e contrarreferências dentro do sistema para que nossos gestores tenham conhecimento e assim, atender melhor a população de todos os municípios”, afirma.

Na reunião, que também contou com a participação de técnicos da Secretaria, da presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde(COSEMS), Leopoldina Cipriano, e representante da APPM, Júlio Carvalho, foram tratadas ações que serão realizadas devem m conjunto, como os mutirões de cirurgias pediátricas e de catarata, projetos que devem reduzir as filas de pacientes que esperam por estes procedimentos.

Por Albano Amorim