Além do fortalecimento da descentralização da saúde em média e alta complexidade em todo o Estado, a Secretaria de Estado da Saúde também reforça os cuidados com a Atenção Primária nos municípios. Numa das estratégias, a entrega de academias ao livre, num incentivo à prática esportiva, e ambulância para o transporte adequado e humanizado aos pacientes que necessitam de transferência para uma assistência diferenciada. 

Nesta sexta, 26, além da entrega de equipamentos para modernizar os hospitais da rede estadual, como ocorreu no Hospital de São João do Piauí, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, entregou uma academia ao ar livre para o município de São João da Fronteira.

Já neste sábado, 27, Florentino entregou uma ambulância e uma academia para o município de Caxingó. Outros municípios, como Currais, Parnaguá e Curimatá, receberam os equipamentos de academia no último dia 22.

O secretário autorizou também “a aquisição de um aparelho de ultrassom para Caxingó, além da construção de uma unidade de saúde para uma comunidade rural, que vai beneficiar toda população do seu entorno”, afirmou Florentino.

Tanto a ambulância como as academias de saúde foram adquiriras com recursos do Estado.

Por Graciene Nazareno com informações de Pascoal Jr.