Com o desafio de comandar o maior hospital do Estado e um dos maiores do Nordeste, tomou posse na tarde desta segunda-feira, 29, a nova diretora-geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Maria de Fátima Garcêz de Oliveira. A solenidade aconteceu no auditório do HGV e contou com a presença do presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, Pablo Santos, responsável pela gestão do hospital, do secretário de Saúde, Florentino Neto, do presidente da Assembléia, Themistocles Sampaio Filho e do secretário de Governo do Estado, Merlong Solano. Garcêz assume no lugar de Clara Leal, que solicitou sua saída.

Investir em equipamentos e melhorar a qualidade do atendimento são prioridades na nova gestão, segundo a nova diretora. "Em 2017, tivemos um aumento nos procedimentos cirúrgicos realizados. Para 2018, a meta é melhorar esses indicadores ainda mais. Já elaboramos o calendário de mutirões, em todas as especialidades, que vão acelerar os atendimentos e reduzir a espera. Estamos preparados para abrir uma nova sala cirúrgica a cada três meses", explica Fátima Garcêz.

Ela destaca que a Fundação Hospitalar está se empenhando em resolver as demandas mais urgentes e necessárias. "Desde que assumiu a gestão do HGV, a FEPISERH já adquiriu novos equipamentos na área de imagem, como tomógrafo, ressonância, raio-x, ultrassom e demais aparelhos indispensáveis em cada especialidade, para um pronto atendimento dos pacientes que chegam para atendimento", ressalta Garcêz.

Para o presidente da Fundação Hospitalar, deputado Pablo Santos (PMDB), a chegada de Fátima Garcêz ao HGV dará continuidade a um plano de ação que vem sendo executado desde 2017, quando a FEPISERH assumiu a gestão do hospital. "O nome da Dra. Fátima foi indicado por uma lista de motivos positivos. Ela já trabalhou aqui por mais de 12 anos, conhece as necessidades da casa, tem experiência de gestão na área e como funcionária da Fundação, resolvia demandas daqui diariamente, além de ter um ótimo relacionamento com todos os profissionais do hospital, que facilita na resolutividade das demandas", disse Santos.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, em sua fala, elogiou o trabalho desenvolvido pela Dra. Clara Leal e ressaltou o equilíbrio na transição de gestão do hospital, realizado entre Secretaria de Saúde e Fundação Hospitalar. "Meu agradecimento como gestor e como cidadão ao trabalho desenvolvido pela Dra. Clara Leal. Uma profissional que é exemplo de dedicação. Nós reconhecemos o resultado de sua gestão e temos que cultivar o agradecimento aos bons gestores".

Florentino Neto destacou ainda a satisfação pela entrada de Fátima Garcêz na direção-geral do HGV. "Quero elogiar a nossa nova diretora. Com ela tive a oportunidade de trabalhar desde o início dessa transição de comando entra a Secretaria e a Fundação. É difícil fazer uma transição de estruturas tradicionalmente geridas por uma instituição, com um grau de economia muito grande, para outra entidade, nova, recentemente criada. Mas as duas equipes estão conscientes de suas missões. A FEPISERH tem uma equipe competente, liderada por um jovem gestor que tem demonstrado extremo equilíbrio, Dr. Pablo Santos. A Fundação perde ao ceder Dra. Fátima ao HGV, mas faz isso em benefício da saúde pública", completou.

Por David Carvalho