A Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares são parceiras no atendimento às mulheres durante o corso do carnaval em Teresina. A parceria foi firmada hoje, 1, em reunião com representantes da Coordenadoria de Estado de Politicas para as Mulheres, que vão realizar atendimentos às mulheres durante o evento. O secretário Florentino Neto e o presidente da Fundação, Pablo Santos, apoiaram a iniciativa.

Com o tema, “O corpo da mulher não é folia”, a campanha pretende esclarecer aos foliões, bem como toda população, que é possível brincar o carnaval, sem que haja o desrespeito e esclarecendo também que mulheres e homossexuais formam o grupo com maior número de vítimas, como esclarece Nayara Costa, organizadora do movimento. “No ano passado, somente durante o carnaval, o serviço de registro de denúncias – 180, recebeu mais de duas mil ligações de queixas de agressão contra mulheres. Esperamos que este ano a gente possa atuar com maior agilidade a partir desta estação de atendimento durante o corso”, afirma.

Ainda de acordo com Nayara Costa, o observatório da mulher contará com o “ônibus lilás”, unidade móvel de atendimento às mulheres vítimas de violência, que estará durante o corso, com uma equipe formada por técnicos das áreas de saúde, segurança, assistência social e jurídica, prestando atendimento e nos casos necessários, serão encaminhadas ao Centro de Referência da Mulher, Francisca Trindade. O disk denúncia -180 também poderá ser acionado.

Por Albano Amorim