Com a participação de funcionários e usuários, o Hospital Infantil Lucídio Portela festejou seus 32 anos nessa sexta-feira (16). Os parabéns foi conduzido pelo diretor-geral do hospital, Vinícius Pontes. Durante todo o dia, houve feirinha de empreendedores e foi apresentada uma palestra com psicóloga da instituição Nicole Cavalcante Torres Araújo, abordando ansiedade, seguida de um lanche.

No aniversário do hospital, dois grandes presentes para a instituição. Ainda na sexta-feira, foi realizado pregão presencial para licitar a reforma e ampliação da UTI, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi). Após inaugurada, a UTI passará de 9 para 20 leitos. O diretor também recebeu a notícia de que foram liberados os recursos do Bipartite, que são processos de formulação e implementação de políticas de saúde. O programa é uma iniciativa intergovernamental de planejamento integrado e programação pactuada na gestão descentralizada do SUS, funcionando por meio de comissões.

O diretor Vinicius Pontes diz que, apesar das dificuldades naturais de gerir um grande hospital público de referência em pediatria para toda região nordeste, com enorme demanda, o trabalho vem sendo feito com afinco. Ele destaca que isso requer uma excelente equipe. "Foi um grande desafio montar uma equipe capaz de contornar os problemas da casa. Leva tempo. Nossa meta primordial foi transformar a parte administrativa que pudesse, de forma organizada, receber todo demanda reprimida. Tem sido feito um trabalho de suor, de todos os servidores", relata o gestor.

O diretor-geral do hospital, Vinícius Pontes, destaca os avanços do hospital (Ascom FEPISERH)

Pontes explica que os ganhos com o novo modelo organizacional, agora gerido pela Fundação Hospitalar do Estado, são inúmeros. "Aumentamos o número de cirurgias realizadas, os atendimentos ambulatoriais. Implantamos serviços como psiquiatria, inexistente para a pediatria no serviço público. Agora também temos o serviço de rizotomia, raro em hospitais do SUS. Começamos tudo isso com a Secretaria de Saúde do Estado e agora, com a Fundação Hospitalar, temos dado um embalo ainda maior nas melhorias", destaca Vinícius.

O diretor pontua que, com a gestão da fundação, os processos foram agilizados e que logo no primeiro mês da nova gestão hospitalar, o hospital já modernizou seu parque tecnológico. Também foram abertos 800 exames para rede credenciada do SUS, o que gera renda para a instituição. Verba que é aplicada no melhor funcionamento da casa.

Vinicius destaca ainda que, com o projeto de interiorização das cirurgias pediátricas de baixa complexidade, as benfeitorias e ampliação dos procedimentos no Lucídio Portela vão aumentar bastante. "Vamos acelerar as cirurgias de alta complexidade, já que teremos mais rotatividade nos procedimentos, além da possibilidade de atender mais especialidades cirúrgicas", conta o diretor.

Sobre a reforma e ampliação da UTI, ele revela que foi conseguida por meio de emendas parlamentares e que, após a conclusão da obra, vai mudar totalmente a dinâmica do hospital. "Vamos aumentar de 9 para 20 leitos. Vai ser uma mudança histórica para pediatria no estado, pois vamos oferecer leitos que são extremamente necessários, para pacientes oriundos do interior, assim como, evitando o cancelamento de cirurgias programadas, por motivos diversos. O melhor é que vamos aumentar o faturamento do hospital, revertendo isso em melhorias", explicou Vinícius.

Para o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Pablo Santos, a administração do hospital está no caminho certo. "Temos total confiança no Dr. Vinicius à frente da casa. Temos melhorado o atendimento num ritmo acelerado e organizamos os processos administrativos. Por ser referência no nordeste em pediatria, o Lucídio Portela merece uma atenção especial da Saúde", ressalta o gestor.

Comemoração do Aniversário do Hospital Infantil (Ascom FEPISERH)

Autoria: Ascom Fundação Hospitalar