Ascom HGV HGV realiza 30 cirurgias em regime de mutirão neste sábado (17)

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (17), 30 cirurgias em regime de mutirão na especialidade de cirurgia geral. Estão programados procedimentos cirúrgicos de hérnias abdominais (epigástrica, umbilical e inguinal) e colecistectomia (retirada da vesícula biliar).

O coordenador da Clínica Cirúrgica do HGV, Hamilton Fontes, diz que irá participar do mutirão uma equipe de profissionais que inclue cirurgiões, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. 

Hamilton Fontes explica que as hérnias podem causar dor e desconforto e que os mutirões ajudam a diminuir a fila de espera por esse tipo de procedimento cirúrgico. "Agilizar a realização dessas cirurgias é proporcionar a esses pacientes o retorno a uma vida normal", pontua o cirurgião.

A diretora-geral do HGV, Fátima Garcêz, destaca que, apesar da demanda ser contínua, os mutirões têm conseguido reduzir, consideravelmente, o tempo médio de espera por uma cirurgia, sobretudo nas especialidades de maior demanda.

Para o presidente da Fundação Hospitalar, Pablo Santos, é importante que os mutirões tenham continuidade durante todo o ano, já que são responsáveis por agilizar os atendimentos e otimizar os serviços do hospital. "Os mutirões têm sido uma excelente estratégia de acelerar os procedimentos cirúrgicos no HGV. Os resultados são muito positivos e vamos continuar e até ampliar para os demais hospitais geridos pela fundação", explica o gestor.

 

Autoria: Fatima Oliveira