Elis Pegado Projeto ‘Mãos que Cuidam’ promove momentos de lazer e interação para mães da MDER

Promover orientações e discussões sobre os direitos e deveres das mães e bebês, proporcionando ainda momentos de entretenimento as mães de recém nascidos que se encontram internados nas Unidades Neonatais da Maternidade Dona Evangelina Rosa, é o objetivo principal do Projeto ‘Mãos que Cuidam’.

 

O projeto é oferecido pela equipe do Serviço Social da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). A ideia é realizar rodas de conversas sobre diferentes temas com diferentes profissionais da Instituição, (médicos, nutricionistas, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros), sempre com o objetivo de orientar. Atividades lúdicas, como apresentações de filmes e momentos de reflexão e relaxamento, passeios sócio-interativos, oficinas com trabalhos manuais (arte terapia), informações sobre direitos e deveres das mães e seus bebês além de momentos como dia de beleza para resgatar a auto estima dessas pacientes também fazem parte das ações do projeto.

 

Segundo Nayana Aparecida Lopes Urgal, assistente social da Evangelina Rosa, neste mês de março os trabalhos do projeto foram intensificados por conta de ser o mês das Mulheres. “Uma vez por semana as mães com bebês internados nas Unidades Neonatais da MDER são atendidas com atividades diferenciadas, seja reunião, roda de conversa ou palestra de intervenção ofertadas por multiprofissionais da Evangelina Rosa. Toda equipe trabalhando com o objetivo em atender essas mães em relação a saúde física e emocional  de cada uma”, explica.

 

Nayana conta ainda que neste mês de março as mães participaram de momentos de beleza e passeio. “Realizamos momentos diferenciados para comemorar o dia Internacional da Mulher. Na primeira semana organizamos um momento de beleza, com corte de cabelo, SPA das mãos e maquiagem. Na segunda semana foi organizado um passeio no Parque da Cidadania, onde as pacientes participaram de piquenique e um momento de Yoga, oferecido pela Maria Do Carmo Pinto, nutricionista, e equipe de nutrição. Para finalizar as atividades do mês, será realizada ainda uma roda de conversa sobre a Lei Marinha da Penha, acompanhando a campanha ‘Semana da Paz em Casa’, que está sendo realizada pelo Tribunal de Justiça”, pontua.

 

 

“Este projeto é de grande importância para todas as mães. Ficamos muito tempo ociosas e tristes. com as atividades da equipe da Evangelina Rosa conseguimos aprender sobre vários temas como a importância da amamentação, além de aprender a cuidar dos bebês. E com os momentos de passeio saímos um pouco do ambiente hospitalar”, diz Jessica Pereira da Silva, mãe do pequeno Victor Natanael, que esta internado na unidade de saúde desde o dia 26 de janeiro. A mãe conta que o filho nasceu com alguns problemas e por isso é necessário a permanência para cuidados especiais. “Estou ansiosa com o momento de receber alta. Meu filho esta sendo bem cuidado e enquanto isso eu participo de todas as atividades oferecida por todos da Maternidade Evangelina Rosa”, finaliza a mãe.

 

A Maternidade Dona Evangelina Rosa é referência no atendimento à mulher,  em função dos serviços que oferece nas áreas de Clínica Cirúrgica, Clínica de Alto Risco, Curetagem, Clínica Parto Normal, Clínica Médica, Ucin, UTI Neonatal, UTI Materna, Clínica Mãe Canguru, com Pronto Atendimento às gestantes.

 

Por: Elis Pegado

Fotos: Elis Pegado