O Cerest Regional de Picos realizou ontem (21), uma ação com os trabalhadores que comercializam a castanha de caju, da localidade de Serra dos Pinheiros, município de Dom Expedito Lopes. O objetivo da ação é melhorar as condições de trabalho e organização dessas pessoas.

 

Durante a atividade, a equipe do Cerest tirou dúvidas sobre os riscos inerentes à atividade e ainda orientações jurídicas. “Ontem fizemos a primeira reunião para conhecer de perto como funciona e quais as demandas dos trabalhadores, para daí, elaborarmos o projeto de intervenção, que será apresentado e apreciado pelos interessados. Posteriormente iremos executar as ações propostas”, explicou a coordenadora do Cerest de Picos, Maria Teresa Guimarães.

 

Atualmente, esses profissionais trabalham sem nenhuma organização. A equipe do Cerest propôs ainda a criação de uma associação ou cooperativa, e a partir daí, elaborar algumas regras de funcionamento. “Eles trabalham sem uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI 's), assam as castanhas durante todo dia, disseminando fumaça e provocando vários problemas de saúde, principalmente respiratório. Vamos conversar com o gestor do município, sobre a viabilidade de adquirir um terreno afastado da comunidade para que eles possam assar as castanhas e assim, amenizar os problemas decorrentes”, finalizou a coordenadora.

 

Até o final do mês de Abril, a equipe do Cerest de Picos deve retornar ao local e apresentar as propostas aos trabalhadores.

Por: Cyntia Veras