James Almeida Saúde recebe imóvel para instalação de um novo hospital Infantil em Teresina

Os secretários de Estado da Saúde, Florentino Neto, e o da Administração e Previdência(SEADPREV), Franzé Silva, assinaram nesta quinta(22) o Termo de Cessão de Imóvel para a construção do novo Hospital Infantil Lucídio Portela. O imóvel é pertencente ao Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí(DER/PI) e está situado entre as ruas Goiás e Taumaturgo de Azevedo, no centro de Teresina, nas imediações do Polo de Saúde.

Com mais de 32 anos de construído e mesmo com várias reformas, as instalações do Hospital Infantil já não são as mais adequadas diante do crescimento da demanda, vez que é a unidade referência em alta complexidade pediátrica no Estado. 

De acordo com Florentino Neto, a solução é mesmo a construção de um novo espaço, com equipamentos mais modernos para melhorar o atendimento à população. “Há bastante tempo já se coloca a necessidade de transferência daquele hospital para uma área mais adequada e a SEADPREV, atendendo a essa solicitação da Secretaria da Saúde, cede esse imóvel para que a gente possa abrir uma concorrência através de uma Parceria Público Privada(PPP), termos a construção deste novo edifício”.

Por ser um imóvel bem localizado, levando-se em consideração que ali está o Polo de Saúde da capital, portanto ideal para construção do novo hospital, coube à SEADPREV fazer a articulação necessária para agilizar a documentação da cessão do imóvel, já que se trata de um projeto de grande importância para a saúde da população. “Isso vai fazer com que a gente esteja próximo a todos os outros núcleos de saúde públicos e privados e que numa necessidade de uma interação poderá ajudar a salvar vidas. O foco é manter o estado sempre evoluindo em termos de atendimento à população nesta importante área da política pública que é a área da saúde”, afirma Franzé Silva.

Por se tratar de uma PPP, o projeto para implantação do novo hospital está sob a coordenação da Superintendência de Acompanhamento de Projetos, da Secretaria de Governo, que deve constar no contrato a parte técnica, construção e logística do novo hospital. Todo pessoal será remanejado para as novas instalações. A previsão é que até o próximo mês de julho todos os projetos, como conceito do hospital e projeto arquitetônico, estejam concluídos.

Por Albano Amorim