A Gerência de Enfermagem e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) promovem, de 23 a 25 de março, um Curso de Atualização em Feridas e Curativos Especiais. O objetivo é atualizar os profissionais de enfermagem sobre novidades no tratamento de feridas e técnicas de curativos.

Entre os temas a serem abordados, estão lesão por pressão e fricção, soluções de limpeza, avaliação de feridas, fisiologia do processo de cicatrização, ferida operatória, dermatite associada à incontinência e ferida infectada.

Segundo a gerente de Enfermagem do HGV, Cecília Viana, novas técnicas em curativos estão disponíveis e apresentam muita eficácia, desde que aplicadas correta e adequadamente pela equipe de profissionais. A capacitação visa oferecer os conhecimentos necessários. "Existem diversos tipos de curativos. Cada um com suas peculiaridades, havendo, assim, a necessidade de atualização da equipe no tratamento das lesões cutâneas. A maneira como os curativos são feitos, faz toda diferença na recuperação do paciente. E o HGV tem todo esse cuidado", acrescenta.

O HGV conta com uma Comissão de Curativos, elaborada conforme protocolos específicos e composta por médicos e enfermeiros. A coordenadora do NEP, Leila Patrícia, explica que a Comissão tem a função de responder aos pareceres das clínicas para avaliar lesões em pacientes. "O objetivo é avaliar, acompanhar e indicar o tipo de curativo, de acordo com a evolução da lesão", completa a coordenadora.

Para o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, Pablo Santos, investir em capacitação é um dos caminhos para humanizar e otimizar o atendimento. "Entendemos e fomentamos a qualificação profissional de todas as equipes. É mais qualidade no acolhimento do paciente", explica Santos.

Por Solinan Barbosa