Mais de 200 crianças serão atendidas a partir de hoje(23), sábado(24) e domingo(25) para realização de consultas e cirurgias pelo Mutirão de Cirurgias Pediátricas, da Secretaria de Estado da Saúde.  As crianças serão atendidas nos Hospitais Regionais de Campo Maior; o Deolindo Couto, em Oeiras e o Gerson Castelo Branco, em Luzilândia.

Desde que foi implantado, no dia 10 de março, o Mutirão já atendeu mais de 550 crianças, sendo que 274(48%) delas necessitavam de uma intervenção cirúrgica. De acordo o cirurgião pediátrico Ivo Lima, técnico da Secretaria de Saúde, “essas cirurgias são de pequeno e médio porte, como hérnias, exérese e fimose, o que representa entre 60 a 70% das cirurgias pediátricas”. Antes do procedimento, “a criança passa por uma consulta, uma avaliação para confirmar a doença e ainda vê se há alguma contraindicação para o procedimento. Se não, é marcada logo em seguida”, afirma. 

Em todo Piauí, os Mutirões devem atender mais de mil crianças, com consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, em dois meses de execução do projeto, em dez hospitais da rede estadual.

A realização dos Mutirões é uma estratégia do Governo do Estado em descentralizar a assistência para o interior e responder de forma rápida e resolutiva os pacientes que necessitam por procedimentos cirúrgicos, como geral e pediátrico, de acordo com as demandas dos municípios. 

Acompanhe o calendário:
Hospital Regional de Campo Maior – Campo Maior
Consultas e cirurgias: dias 23 e 24 de março    

Hospital Regional Deolindo Couto – Oeiras
Cirurgias: dias 24 e 25 de março

Hospital Regional Gerson Castelo Branco – Luzilândia
Consultas e cirurgias: dia 25 de março

Por Graciene Nazareno