James Almeida Diretoria da Maternidade Evangelina Rosa se reúne com MP visando melhorias no atendimento

A diretoria da Maternidade dona Evangelina Rosa (MDER) se reuniu em audiência na última sexta feira (23) com a promotora de justiça, Karla Carvalho. O objetivo do encontro foi tratar sobre melhorias na Maternidade. Também participaram da reunião outras autoridades, entre elas o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, além de representantes da secretarias de Estado da Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).

Entre os vários pontos discutidos, o mais urgente foi o abastecimento da Farmácia da Evangelina para o período feriado da Semana Santa, afim de assegurar que não haja falta de medicamentos. O diretor geral da maternidade, Francisco Macêdo, assegurou que a unidade estará abastecida de todos os insumos.

O Ministério Público do Estado vem acompanhando rotineiramente o funcionamento da MDER e todas as orientações vêm sendo cumpridas. Quanto aos eventuais problemas de superlotação, o próprio MP, durante o Fórum Interinstitucional Permanente de Saúde, realizado em maio do ano passado, no Conselho Regional de Medicina do Piauí, concordou que a causa está na deficiente assistência à mulher durante o pré-natal, feita pela Atenção Primária nos municípios. Isso acaba aumentando a demanda da MDER que é a única maternidade referência em alta complexidade do Estado. Na apresentação dos dados, à época, ficou evidenciado que a superlotação da Maternidade está diretamente ligada ao acúmulo de pacientes de baixo risco, que poderiam ser atendidas em maternidades municipais, tanto de Teresina, como do interior do Estado.

O diretor geral da Maternidade, médico Francisco Macêdo, afirmou que a MDER vem tentando incansavelmente melhorar a qualidade a assistência na Unidade Hospitalar mas pontuou que cerca 50% das parturientes internadas na Casa são de baixo risco. “É preciso que haja um entendimento com os municípios para que esses casos sejam enviados para as maternidades municipais, porque a Evangelina Rosa é uma maternidade a alta complexidade”, esclareceu.

Ações na Maternidade
Como solução emergencial para atender de forma satisfatória a demanda já forma realizadas e outras estão em andamento, como reforma e ampliação da unidade, que fará a ampliação de mais 60 leitos, entre UTI neonatal e obstétrica.

Novos equipamentos de última geração

Há pouco mais de um mês, por meio do programa Renova Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a Maternidade Dona Evangelina Rosa recebeu cerca de R$ 1 milhão em equipamentos. São aparelhos de última geração que estão agilizando todos os serviços e melhorando de forma eficaz o atendimento. Este foi um avanço nas condições de atendimento e atualização tecnológica permitindo que sejam oferecidos serviços com equipamentos modernos. Foram adquiridas 35 bombas de infusão, 20 monitores multiparâmetro, dois aspiradores de secreção elétrico móvel, eletricocardiógrafo, coposcópio, 14 incubadoras microprocessadas para cuidados intermediários e seis aparelhos para fototerapia.

Para o médico Francisco Macedo, os novos equipamentos da Maternidade são a demonstração de que o governador Wellington Dias e o secretário de Saúde Florentino Neto estão preocupados em melhorar o atendimento à população. “Foi um investindo de mais de um milhão de reais em equipamentos que possuem uma grande importância para a Maternidade Evangelina Rosa, oferecendo melhores condições de atendimento para mães e bebês. Estamos trabalhando para que a maternidade continue sendo referência no atendimento da gestante de alto risco”, afirmou.

Reformas e Ampliações

Em 2017, foram construídos dez novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), bem como uma Farmácia Satélite que funciona dentro do Bloco Obstétrico. Outro importante avanço, que teve impacto direto na assistência à mulher, foi a implantação, em 2016, da Casa da Gestante, Puérpera e Bebês, com capacidade em atender simultaneamente 20 mulheres, que precisam de cuidados especiais, mas sem a necessidade de internação.

Nos últimos anos, a MDER também investiu em segurança do paciente com capacitação de profissionais para aplicação das Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Além da identificação correta do paciente, outras como a Comunicação efetiva, que tem como finalidade garantir que a comunicação entre profissionais e áreas seja oportuna, precisa, completa, sem ambigüidade e compreendida por todos. A terceira diz respeito a melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, tendo como objetivo promover práticas seguras na prescrição, dispensação e administração relacionadas ao uso de medicamentos no âmbito da MDER.

Outra importante Meta implantada foi a cirurgia segura que visa reduzir a ocorrência de incidentes, eventos adversos e de mortalidade cirúrgica. Higienizar as mãos para evitar infecções é a quinta Meta de segurança do paciente e de fundamental importância, pois tem como objetivo de prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde e daqueles outros envolvidos no cuidado assistencial. A segurança é um processo contínuo e deve ser revisado sempre, criando a cultura de segurança do paciente e o cumprimento de protocolos.

“Um dos nossos alvos na maternidade é proporcionar o melhor suporte ao paciente e levar nossa Instituição a crescer cada vez mais”, declara o diretor geral Francisco Macêdo. Ele ressaltou os avanços alcançados desde o início de sua gestão e relatou que os bons resultados são fruto de um trabalho em equipe.

Por Astrid Lages