O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), inaugura, nesta terça-feira (27), a primeira etapa da reforma da unidade ambulatorial e urgência do Hospital Regional Justino Luz, em Picos. Também serão entregues um novo tomógrafo e dois CRs (digitalizador de imagens do raios x). A solenidade será às 15h, com a presença do governador Wellington Dias, do secretário da Saúde, Florentino Neto, e do presidente da Fepiserh, Pablo Santos.

Foram reformados toda parte ambulatorial, incluindo os consultórios, sala do serviço social, sala de medicação, nebulização e consultório ortopédico com sala de gesso. O investimento passa dos seiscentos e sessenta e cinco mil reais, que ampliará a capacidade de atendimento e resolutiva do hospital, referência para toda a região.

 

Segundo a diretora técnica da Fundação Hospitalar, Nara Nunes, o novo tomógrafo, adquirido em sistema de locação, é o Alexion Advance Edition, com um sistema de tomografia computadorizada que apresenta a tecnologia líder de mercado, proporcionando imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos em todas as partes do corpo e com uma dose de exposição menor.

Ela destaca que o processo coletivo AIDR 3D assegura uma redução de ruído robusta, essencial para a obtenção de exames com doses ultra baixas no diagnóstico clínico por imagem na rotina de tomografia. "O tomógrafo adquirido pode ser aplicado de forma rotineira em todos os modos de aquisição clínica e é capaz de reduzir o ruído da imagem em até 50%, mantendo uma excelente qualidade de imagem, e resultando em uma redução de dose de até 75%", explica a diretora.

Nara revela que o aparelho modula a exposição para cada paciente com base em um nível, pretendido e pré-definido, de qualidade de imagem. Quando combinado com a tecnologia chamada AIDR 3D, a exposição aos raios X é automaticamente reduzida antes do escaneamento. "O paciente é menos exposto à radiação", destaca Nunes.

A diretora técnica pontua ainda que o equipamento apresenta sistema de reconstrução recém-desenvolvido, que suporta uma velocidade de reconstrução de até 15 imagens por segundo, permitindo um diagnóstico rápido e um aumento do fluxo de pacientes examinados. "O novo tomógrafo possibilita baixas doses, excelente qualidade de imagem e ótimo desempenho de custo, aumentado o fluxo de atendimento de pacientes examinados, pois o tempo de resfriamento é eliminado, portanto, mais exames podem ser realizados", revela Nara.

Para o presidente da Fundação Hospitalar, Pablo Santos, a reforma do pronto-socorro representa uma grande melhoria para o hospital, assim como vai gerar impacto no fluxo de atendimentos da casa. "Com a reforma, ampliamos o número de atendimentos, a resolutividade dos procedimentos, e também otimiza as condições de trabalho de toda equipe médica. Como o Justino Luz atende toda a região, acelera os serviços e aprimora o acolhimento do paciente", fala o presidente.

Santos pontua ainda que outras benfeitorias serão entregues nos próximos dias aos demais hospitais geridos pela fundação. "Nesta quarta-feira, o Hospital Chagas Rodrigues, em Piripiri, recebe equipamentos do Renova Saúde, por meio da Secretaria da Saúde, e a tomografia do Hospital Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, também será inaugurada na primeira quinzena de abril", completa Pablo.

Por: Ascom Fepiserh