O governador Wellington Dias assinou hoje, 28, termo de intenções cooperação técnico-científica, entre o Governo do Piauí e o Hospital Infantil da Filadelfia/EUA, para implantação de um centro especializado no tratamento cirúrgico de epilepsias. O termo foi assinado também pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto e o reitor da Universidade Estadual do Piauí(UESPI), Prof. Dr. Nouga Cardoso.

O centro de referência será implantado no Hospital Infantil Lucídio Portela, que é a unidade referência para alta complexidade em pediatria no Piauí. Com isso, o projeto vai permitir a qualificação de equipe de profissionais e adequação de espaço físico.

O governador realçou a importância da parceria, permitindo “a formação e qualificação de profissionais, junto à academia. Com este intercâmbio técnico, certamente vai nos permitir ampliar o número de especialista nesta área e também na pesquisa, além de realizar a promoção de eventos para disseminação de conhecimentos”.

Florentino Neto também evidenciou a importância das parcerias firmadas envolvendo a Secretaria da Saúde. Ele destacou os avanços na oferta de serviços e da atualização tecnológica nos hospitais da rede estadual que vem se fortalecendo como referências entre os grandes hospitais do País. “Essa cooperação se dá com o apoio do Estado do Piauí e com o apoio clínico e técnico destas instituições. HGV, Hospital Infantil Lucídio Portela, mas também com o apoio técnico do CEIR e de todos aqui que fazem parte deste projeto de reabilitação extremamente importante para nós e que se firma como um dos principais do Brasil”, avalia.

Para implantação do serviço Especializado em Tratamento Cirúrgico de Epilepsia, as instituições deverão desenvolver um cronograma de atividades que vão desde oficinas de nivelamento de informações, treinamento de pessoal técnico qualificado além de incursão de visitas em ambos os hospitais para conhecimento prático da realização do tratamento. 
Estiveram presentes na solenidade, Dr. Vinay Nadkarni, do Hospital Infantil da Filadelfia, o médico Dr. Sérgio Timerman, além do presidente da Fundação Estadual de Serviços Hospitalares(FEPISERH), Pablo Santos.

Por Albano Amorim