Romualdo Neves Hospital de Parnaíba realiza cirurgia por videolaparoscopia 

Neste sábado (07), o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, deu mais um importante passo no atendimento em saúde pública. Foi realizada a primeira cirurgia por videolaparoscopia, em hospital público, na Planície Litorânea. Antes, somente unidades particulares ou por convênios ofertavam o serviço, mas que, a partir de agora, a população poderá contar com este atendimento gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio do Programa Renova Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, foram entregues equipamentos, como o de videolaparoscopia. Com investimentos para aquisição deste equipamento, como explica Florentino Neto, secretário de Saúde, será possível realizar “uma cirurgia com menor cicatriz, que demanda menor tempo de internação, com melhores condições de trabalho para os médicos e menos invasiva. São cirurgias que diminuem os riscos de infecção hospitalar para o paciente”, destaca. 

Pela primeira vez realizado num hospital público naquela região, com a cirurgia por videolaparoscopia será possível o procedimento cirúrgico de Colecistectomia, que é a retirada cirúrgica da vesícula biliar, com técnica menos invasiva. 

A meta é que semanalmente sejam realizadas seis cirurgias, de acordo com a demanda identificada pelo ambulatório do próprio Hospital. 

Esta tecnologia está sendo ampliada para os principais hospitais do Piauí. Segundo Neres Junior, diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, essa “modalidade muda para melhor a forma do procedimento cirúrgico, e o HEDA poderá aumentar a capacidade de atendimento em 20%, para esse tipo de cirurgia”.

Com a implantação desse novo serviço, o HEDA reforça a assistência em alta complexidade, com a realização de um procedimento que é feito em grandes hospitais, como o Getúlio Vargas, em Teresina. Recentemente, o Hospital Estadual Gerson Castelo, em Luzilândia, adotou o serviço, que também deve ser estendido para o Regional Tibério Nunes, em Floriano.

Com informações de Romualdo Neves