James Almeida Saúde intensifica vigilância nas regiões atingidas pelas chuvas

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou as medidas de prevenção que estão sendo tomadas naquelas regiões atingidas pelas chuvas e também nas áreas próximas à barragem do Bezerro, em José de Freitas. As medidas foram anunciadas hoje, 11, durante reunião com técnicos da Sala Estadual de Controle e Monitoramento da Dengue, da Secretaria, na apresentação da campanha publicitária de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Por conta das chuvas, há risco de aumento de doenças relacionadas à água, como verminoses e hepatite, assim como contaminação de alimentos. Essas ações já são realizadas de forma rotineira pelas equipes da Secretaria de Saúde e que estão sendo reforçadas principalmente em José de Freitas, Luzilândia e nos municípios em seus entornos. As equipes estão acompanhando de perto os trabalhos, realizando também orientações junto à comunidade.

“Chamamos atenção da comunidade para alguns cuidados básicos, por isso, nossas equipes também estão lá, juntamente com os demais órgãos do Governo, como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, e do Município, orientando sobre os riscos de contaminação da água e nos alimentos e aparecimento de doenças características desses períodos”, explica Florentino Neto informando também que disponibilizou aos municípios doses extras de vacinas, caso haja necessidade.

Também estarão disponíveis hipocloritos para ajudar na filtração da água para consumo, devendo ainda intensificar o monitoramento da qualidade da água por meio de exames físico-químicos.


Ações da Secretaria de Estado da Saúde:
- Orientações à população sobre os riscos de contaminação da água, alimentos e aparecimentos de doenças características deste período;
- Orientações à população quanto à importância de atualizar o seu calendário básico de imunização;
- Fortalecimento de imunobiológicos aos municípios, caso seja necessário;
- Disponibilização de hipoclorito para filtração de água para consumo;
- Apoio ao município nas ações de acolhimento às famílias atingidas, principalmente idosos, gestantes e crianças;
- Monitoramento da qualidade da água através de exames físico-químicos.


Campanha Dengue
A Secretaria de Estado da Saúde lança a campanha publicitária de combate e prevenção ao Aedes aegypti, “Aqui não, Mosquitão”, que terá mídias sociais, rádio e TV como principais estratégias de sensibilização. A campanha deve iniciar a partir do dia 16 de abril.

Por: Graciene Nazareno