15/04/2018 - 16h30

Mutirão atende 40 crianças no Hospital de Floriano

Mutirão atende 40 crianças no Hospital de Floriano

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, realizou 48 procedimentos cirúrgicos, em 40 crianças, durante esse sábado(14) e domingo(15). Os pacientes foram atendidos pelo Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas, da Secretaria de Estado da Saúde, numa ação conjunta que envolveu tanto o Hospital de Floriano, como o Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí. Somente este final de semana, foram atendidos pacientes de Uruçuí, Sebastião Leal, Baixa Grande do Ribeiro, Benedito Leite e São João dos Patos.

Quem passou por um desses procedimentos foi o pequeno Anthony Lorenzo, de 3 anos de idade. Há alguns meses, sua mãe, Zilma Mendes, percebeu um caroço na região do peito. “Estava esperando a consulta, quando fiquei sabendo do Mutirão em Uruçuí. O médico disse que ele precisava passar logo pela cirurgia.  Foi tudo bem ágil, rápido. Tivemos uma receptividade excelente em Floriano, atendimento excelente. A cirurgia muito bem feita”, relata.

O Lorenzo já está em casa, e como diz a mãe, “ele não para de jeito nenhum”, assim como todas as demais crianças, que já receberam alta e puderam voltar para casa.

“Foi um Mutirão que envolveu tanto as equipes dos Hospitais de Floriano, como de Uruçuí, além da Secretaria Municipal de Saúde de Uruçuí. Além da realização dos procedimentos, garantimos que tanto as mães como os pequenos pacientes tivessem uma experiência acolhedora. O que queríamos e que eles, pacientes e suas mães, levassem como lembrança o nosso carinho e atenção”, afirma o diretor geral do Hospital Tibério Nunes, Edmar Figueiredo.

Cerca de dez crianças deixaram de realizar a cirurgia porque estavam gripadas ou com febre. Para elas, um novo agendamento será feito, garante a diretora geral do Hospital de Uruçuí, Nazaré da Silva. “As mães e pais podem ficar tranquilos, vamos reagendar os procedimentos. Nenhuma criança ficará sem a cirurgia”.

Além do Mutirão de Pediatria, os dois diretores, Edmar e Nazaré, já avaliam a possibilidade em realizar mais cirurgias eletivas, dessa vez para adultos. “É uma parceria que vai possibilitar que possamos fazer mais pela população de Uruçuí e da região”, afirma Edmar.

Os Mutirões são mais uma estratégia da Secretaria de Estado da Saúde para atender de forma rápida a demanda por um procedimento cirúrgico, descentralizando as ações em dez hospitais da rede. Até o momento, mais de 800 crianças foram atendidas com consultas e exames e mais de 300 com cirurgias. Em Floriano, as cirurgias foram realizadas pelos médicos Ivo Lima e Eduardo Meneses.

20/04/2018 as 11:24h

Piauí reduz em mais de 50% os casos de dengue de chikungunya

Saúde investe em ações e campanhas

20/04/2018 as 10:04h

Saúde confirma um caso de H1N1

A campanha de vacinação inicia na segunda, dia 23

20/04/2018 as 08:38h

HGV recebe visita técnica do Ministério da Saúde para habilitar serviços em alta complexidade

O HGV passará a oferecer assistência ao indivíduo com obesidade e realizar transplante hepático

20/04/2018 as 08:33h

Filas de espera reduziram até 50% no HGV após gerenciamento de leitos

Também será implantado o sistema online de Autorização de Internação

19/04/2018 as 13:02h

Planificação reorganiza atenção primária na Planície Litorânea

Segunda etapa terá início após pactuação

19/04/2018 as 11:16h

Florentino Neto passa por cirurgia e deve se ausentar por 15 dias

Quem assume no período é o médico e ex-secretário de Saúde, Telmo Mesquita.