16/04/2018 - 12h04
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Saúde e Conselho Estadual firmam parceria para formação de conselheiros

O projeto pretende formar cerca de 2.500 conselheiros e lideranças comunitárias para atuarem em todas as regiões de saúde.

Tamanho da fonte Font minus   Font plus
James Almeida Saúde e Conselho Estadual firmam parceria para formação de conselheiros

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, recebeu representantes do Conselho Estadual de Saúde(CES) e do Centro de Educação e Assessoramento Popular( CEAP) para discutir projeto de formação de conselheiros para atuarem nos Conselhos Municipais e Estadual de Saúde. O projeto prevê a realização de oficinas no formato modular que garanta a participação tanto dos conselheiros e de lideranças comunitárias em todas as regiões de saúde.


Florentino Neto compreende como importante a atuação dos Conselhos como instrumento de fiscalização e construção do Sistema Único de Saúde e que a formação de mais lideranças para aturem de forma mais técnicas, junto aos Conselhos, é hoje uma das principais necessidades.


“Todos nós temos a obrigação de preservar o SUS e proporcionar cada vez mais sua consolidação. E esta consolidação se dá na medida em que temos cada vez mais transparência às ações e conhecimento ao cidadão, ao usuário, àquele que quer participar do processo decisório e de como funciona o Sistema. Por isso, e se quisermos um SUS melhor, nós temos que investir na capacidade técnica do cidadão para participar do processo das instâncias deliberativas”, avalia. 


O Conselho Estadual de Saúde está trabalhando a formação de conselheiros no Piauí a partir de um projeto em parceria com o Conselho Nacional de Saúde. No entanto, a limitação de vagas tem sido um fator negativo para ampliar a participação da sociedade no processo de construção do SUS. A parceria Saúde e Conselho foi vista com satisfação pela receptividade do gestor estadual para um novo projeto de formação de mais conselheiros.


“Estamos trabalhando nesta área com o CEAP há algum tempo, mas compreendemos que em vez de trabalhar a formação de conselheiros em todos os territórios de uma vez só, é mesmo interessante fazermos de forma modular, uma região por vez. De modo que ficamos satisfeitos com a receptividade do secretário ao projeto e o Conselho Estadual sempre estará à disposição”, afirmou José Teófilo, presidente do Conselho Estadual de Saúde.


No Piauí, cerca de 2 mil conselheiros de saúde compõem os colegiados municipais e, de acordo com o projeto apresentado, as vagas devem ser ampliadas para possibilitar a participação de lideranças comunitárias e de legisladores municipais, atingindo a um público de 2.500 pessoas por um prazo de dois anos. As oficinas de formação deverão se estender para todas as regiões de saúde, mas inicialmente, a sugestão é que seja atendido o território da Planície Litorânea, como forma de fortalecer o processo de participação popular, onde já está sendo desenvolvido o projeto de Planificação das Ações de Saúde.

 

Por Albano Amorim


20/04/2018 as 11:24h

Piauí reduz em mais de 50% os casos de dengue de chikungunya

Saúde investe em ações e campanhas

20/04/2018 as 10:04h

Saúde confirma um caso de H1N1

A campanha de vacinação inicia na segunda, dia 23

20/04/2018 as 08:38h

HGV recebe visita técnica do Ministério da Saúde para habilitar serviços em alta complexidade

O HGV passará a oferecer assistência ao indivíduo com obesidade e realizar transplante hepático

20/04/2018 as 08:33h

Filas de espera reduziram até 50% no HGV após gerenciamento de leitos

Também será implantado o sistema online de Autorização de Internação

19/04/2018 as 13:02h

Planificação reorganiza atenção primária na Planície Litorânea

Segunda etapa terá início após pactuação

19/04/2018 as 11:16h

Florentino Neto passa por cirurgia e deve se ausentar por 15 dias

Quem assume no período é o médico e ex-secretário de Saúde, Telmo Mesquita.