Com a implantação de um melhor gerenciamento de leitos no Hospital Getúlio Vargas (HGV), houve uma redução nas filas de espera dos pacientes que aguardam em outras unidades para serem regulados para o HGV. Esse foi um dos assuntos pautados na reunião entre a diretora-geral do hospital, Fátima Garcêz; a gerente do Complexo Regulador do Estado, Luciane Formiga; e a coordenadora da regulação intra-hospitalar, Socorro Oliveira; na última terça (17). A implantação do sistema online de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) também foi discutida no encontro.

Fátima Garcêz destaca que a implantação do sistema online vai facilitar o acesso do paciente na hora da internação. “O Sistema vai reduzir o fluxo de papel e, consequentemente, a burocracia na hora da internação do paciente". Ela ressalta que a medida faz parte das ações implantadas pela Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), que gerencia o Getúlio Vargas.

A coordenadora da Regulação Intra-hospitalar, Socorro Oliveira, fala que o sistema online é apenas mais uma medida que vai facilitar o acesso do usuário, mas o que possibilitou ampliar a internação de pacientes no HGV foi um melhor gerenciamento de leitos.

Ela acrescenta que depois da implantação da gestão de leitos nas clínicas, a fila de pacientes da regulação está reduzindo de forma agilizada. Segundo ela, existiam na fila de espera, em 30 de março, trinta pacientes neurológicos aguardando por uma vaga, e após o gerenciamento dos leitos, esse número caiu para seis, atualmente.

Ela revela ainda que já houve redução em todas as especialidades. Na fila de espera da regulação da ortopedia, existiam 105 pacientes esperando por uma vaga no HGV, em 30 de março. Atualmente, são apenas 55. "Isso somente foi possível após um melhor gerenciamento dos leitos no hospital", conta Socorro.

Também participaram da reunião, a diretora administrativa do HGV, Cássia Barradas; coordenadores de serviços e o coordenador e médico do Núcleo Interno de Regulação do HGV, Cícero Sousa.

 

Autoria: Ascom FEPISERH