O governador Wellington Dias anunciou hoje, 3, a implantação do serviço de cirurgia bariátrica que será realizada no Hospital Getúlio Vargas(HGV). O anúncio foi feito durante as comemorações dos 77 anos de inauguração da unidade, que contou com as presenças da vice-governadora, Margarete Coelho, o presidente da Fundação Hospitalar, Rafael Neiva, além da direção junto com todos os colaboradores e pacientes. 

Wellington Dias relembrou a história do maior Hospital público do Estado, referência em alta complexidade e que agora vai ampliar mais um serviço, salvando mais vidas. “Foi aqui no HGV, que homens e mulheres se dedicaram uma vida a trabalhar e a salvar vidas. Ao celebrar essa data, peço a Deus pelas pessoas que trabalham aqui e estamos ampliando investimentos para implantar mais um serviço, que é a realização da cirurgia bariátrica, cirurgia rara, que as pessoas tinham que se deslocar para outros estados e agora vamos fazer aqui, com profissionais do HGV, isso que é importante”, destaca o governador.

O novo serviço será financiado com recursos do Tesouro Estadual, explicou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que ontem, 2, esteve reunido com o presidente da Fundação, Rafael Neiva. “Todo o planejamento já foi feito entre Secretaria e Fundação Hospitalar para que pudéssemos apresentar o projeto ao governador, que prontamente autorizou a implantação do serviço. Nossa expectativa é que seja iniciado em até 60 dias”, afirma.Neste intervalo, continua ele, “vamos dialogar com o Ministério da Saúde para que o serviço seja habilitado o quanto antes”. 

Ainda durante as comemorações, o governador destacou o quanto o HGV é um hospital de excelência, especializado em diversas áreas e referência para outros estados. “É um hospital de formação, tanto para alunos de medicina públicos e privados e que atende diferentes áreas. Aumenta nossa responsabilidade cuidar bem do HGV”, pontua Wellington Dias.

A programação do aniversário incluiu Missa em Ação de Graças e o tradicional corte do Bolo. Para a diretora geral, Fátima Garcêz, que assumiu a direção do hospital em janeiro deste ano, quando o hospital passou a ser gerenciado pela Fundação Estatal de Serviços Hospitalares (FEPISERH), o olhar tem sido na perspectiva de melhor gerenciar o hospital para que obtenha melhores respostas.

Fátima Garcêz diz que somente o HGV resolve os problemas complexos que nenhuma Unidade pública realiza no Estado. Ela explica ainda que está trabalhando na perspectiva de  concluir os 20 leitos de UTI ainda este ano, com o objetivo de ampliar o atendimento em alta complexidade, inaugurar o Serviço de Cirurgia Cardíaca e realizar transplante de fígado e cirurgia bariátrica.

Para o presidente da Fundação Hospitalar, Rafael Neiva, “estamos num processo contínuo de melhorias no hospital, finalizando as obras e, no máximo em 60 dias vamos ofertar mais um serviço à população que é a cirurgia bariátrica e, até setembro, estaremos abrindo o serviço de cirurgia cardíaca. Então viemos comemorar com os funcionários”, destacou.