Marcio Costa Governo entrega equipamentos ortopédicos em São Pedro Seu Antonio recebe uma cadeira de rodas e de banho

Mais de 800 pessoas foram beneficiadas com o programa Passo à Frente ocorreu durante todo dia de hoje, 4, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em São Pedro, contemplando ainda os municípios de Miguel Leão, São Gonçalo, Angical, Santo Antônio dos Milagres e Agricolândia. O programa é executado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), e tem promovido saúde inclusiva à população em boa parte do Estado. 

Uma das pessoas beneficiadas foi seu Antônio José de Souza, 72 anos, morador do bairro Betel, em São Pedro do Piauí. Ele não escondia a felicidade ao receber sua cadeira de rodas e de banho. “Agora vou poder sair com meu amigo Márcio, que sempre tem me ajudado a cuidar da saúde”, afirmou o aposentado, ao se referir ao agente comunitário de saúde, que atua em seu bairro. 

Além de seu Antônio, o Passo à Frente já percorreu mais de 60 municípios, atendendo mais de cinco mil pessoas, com a entrega de órteses e próteses, cadeiras de rodas e de banho, bengalas, muletas e sapatos a pessoas com deficiência.  

A ação muita de forma significativa a vida dos beneficiados, que passam a ter mais qualidade de vida, como afirma a deputada federal Rejane Dias. “É bom saber que os programas que começamos têm dado continuidade durante todo o governo. Como diz o governador Wellington Dias, as obras, as construções são importantes, mas tudo o que fazemos deve ser voltado para as pessoas, cuidar das pessoas, como o programa Passo à Frente”.

Para garantir o acesso aos equipamentos, por meio de emeda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho, as Secretarias disponibilizaram um caminhão equipado com uma oficina itinerante para produção e ajustes das peças, sem a necessidade do deslocamento para Teresina, antes, único local onde o serviço era feito. "Precisamos voltar no tempo e lembrar que antes muitas pessoas precisavam ir para Teresina para consultar, tirar medidas de equipamentos. Hoje, com o Passo à Frente, tudo pode ser feito bem mais próximo das pessoas. E nossa neta é chegarmos a 100 municípios, atendendo cerca de 9 mil pessoas ao todo”, afirmou o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

Participaram da solenidade de entrega dos equipamentos, o secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina, o prefeito de São Pedro, Junior Bill, e o de Agricolândia, Valter Alencar, a coordenadora de Programas Itinerantes, Rosélia Carvalho, e o ex-diretor do Instituto das Águas e ex-secretário de Estado da Saúde, o médico Francisco Costa. 

O programa segue para Amarante, onde serão feitas consultas e medidas dos pacientes.

Por Albano Amorim