O diretor do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, Edmar Figueiredo, esteve hoje, 9, no Ministério da Saúde para tratar sobre mais recursos financeiros para a unidade hospitalar e habilitação de serviços. O diretor estava acompanhado do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, e da secretária municipal de Saúde, Thays Baglia.

Uma das tratativas no Ministério foi a retomada dos repasses do Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos(PCEP), por meio do Fundo Municipal de Saúde, e ainda da Rede de Urgência e Emergência (RUE), que foi garantida pelo órgão já para este mês de competência. “Estávamos com os repasses atrasados desde janeiro. Sanamos todas as pendências e já para este mês de maio, voltamos a receber cerca de R$550 mil de custeio, além do retroativo, que será pago nos meses subsequentes”, afirma Edmar.

Outra pauta junto ao Ministério e que também foi acompanhada pelo senador Ciro Nogueira, diz respeito ao aumento do teto financeiro referentes aos serviços de Média e Alta Complexidade(MAC).

De acordo com o diretor, o aumento no número de atendimentos, chegando a mais de 13 mil, somente em abril, e os novos serviços ofertados, fazem do Hospital Tibério Nunes uma referência na região sul, o que demanda mais recursos do governo federal para otimizar a assistência.

“Solicitamos a habilitação dos serviços que já ofertamos, como Centro de Parto Normal, Casa da Gestante, UTI Neonatal, que hoje completa um ano de funcionamento e mais de 150 bebês atendidos, e ainda os leitos de UTI adulto e os comuns. Esses serviços são custeados pelo Tesouro Estadual. Com a habilitação, passam a ser pelo Ministério, o que dá uma folga ao Estado”, comenta.

O Hospital Tibério Nunes é o segundo maior pronto-socorro do Estado, com atendimento desde casos mais simples até neurocirurgia, atendendo uma populaça estimada em mais de 500 mil pessoas.

Por Graciene Nazareno