10/05/2018 - 10h41

Dia D da vacinação contra da Influenza acontece nesse sábado (12)

Campanha vai até 1º de junho

Dia D da vacinação contra da Influenza acontece nesse sábado (12)

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) acontece neste sábado, 12, em todos os municípios e é mais um incentivo para reforçar a cobertura vacinal do público prioritário. A imunização vai até o dia 1º de junho de 2018 e estima-se vacinar no Piauí aproximadamente 800 mil pessoas.

A população deve ficar atenta ao público que deve buscar as unidades de saúde para que seja imunizado. Prioritariamente, serão vacinados:
    • indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
    • crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);
    • gestantes e puérperas;
    • trabalhadores da saúde;
    • povos indígenas;
    • grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
    • professores das escolas públicas e privadas;
    • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
    • população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Não houve, por parte do Ministério da Saúde, a abertura da vacinação para toda a população, inclusive no dia D, que é voltada para os grupos mais vulneráveis, explica o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães. O dia D é feito para aquelas pessoas, dos grupos prioritários, que não têm tempo durante a semana de procurar uma Unidade de Saúde, então é escolhido o sábado por não ser um dia comercial, possibilitando que essa população possa ser imunizada.

O diretor esclarece que Ministério da Saúde, por problemas na produção da vacina, dividiu a distribuição das doses em sete etapas, para todos os estados. O Piauí recebeu até agora 63%, que já foram distribuídas para todos os 224 municípios do Estado.  Por conta disso, ele orienta que a população procure o cronograma da vacinação de suas secretarias municipais de saúde.

O público-alvo representa aproximadamente 60 milhões de pessoas em todo o Brasil, tendo como meta atingir 90% da população nos grupos prioritários para a vacinação. O Piauí receberá do Ministério da Saúde 808 mil doses da vacina para cobertura estadual divididas em sete remessas, que serão distribuídas pelas Regionais de Saúde para que sejam repassadas aos municípios.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais são trivalentes, seguras e sua composição é determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Contudo algumas condições pessoais devem ser observadas, indivíduos com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina e pessoas com alergia grave comprovada relacionada a ovo de galinha e seus derivados e que tenham contraindicação para a vacina. Além disso, doadores de sangue devem esperar 48 horas após a vacinação para fazer uma doação.

Casos confirmados
A Secretaria de Estado da Saúde confirma 15 casos de Influenza H1N1, sendo que um evoluiu para óbito. Os dados foram apresentados pela Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde. Os casos de Influenza H1N1 estão inseridos no perfil epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave(SRAG), que totalizaram 99 casos notificados.

A Saúde já disponibilizou de 20500 unidades de Tamiflu para rede pública estadual e municipal para a assistência aos pacientes da Síndrome Respiratória aguda Grave.

Por: Denise Nascimento

20/06/2018 as 14:09h

Criança tem garantido tratamento para cardiopatia congênita

Todos os procedimentos foram garantidos pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Tratamento Fora de Domicílio(TFD)

20/06/2018 as 13:12h

Saúde capacita profissionais para urgências cardíacas

Estão sendo capacitados profissionais que atuam nos prontos atendimentos dos hospitais da rede estadual, tanto da capital como no interior.

20/06/2018 as 10:09h

Governo realiza investimentos para melhoria da saúde em Picos

O assunto foi tema de reunião entre equipe do Estado e gestores do município.

19/06/2018 as 13:39h

HGV será exemplo de Ensino para outras unidades de saúde do Estado

O desejo é que o modelo seja replicado para todas as unidades de saúde

19/06/2018 as 12:05h