O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, entregam nesta segunda, 14, aproximadamente R$1,9 milhões em equipamentos para o Hospital da Polícia Militar, em Teresina. Como este investimento pelo Renova Saúde, o Hospital vai poder aumentar a quantidade de cirurgias, especialmente as de ortopedia, utilizando recursos mais modernos e com maior impacto e resolutividade na assistência ao paciente.

Na última semana, quando esteve com o governador, Florentino Neto apresentou o relatório das ações do programa, que na primeira etapa, são investidos mais de R$12 milhões na modernização do parque tecnológico da rede hospitalar estadual, o que vai proporcionar a oferta de novos serviços, principalmente nas unidades de saúde que são referência nos territórios.

De acordo com o superintendente de Assistência à Saúde, Alderico Tavares, “o Renova Saúde dá um salto de qualidade no atendimento de urgência e emergência nos hospitais do interior, pois o serviço de pronto atendimento está sendo mais e melhor equipamento. Nos centros cirúrgicos, também temos um upgrade, trocando toda a parte de esterilização e instrumentalização cirúrgica, dando assim uma segurança maior pra equipe de profissionais e para o próprio paciente, fortalecendo sobremaneira a atenção à saúde especialmente no interior do estado” afirma.

Para os procedimentos eletivos, especialmente no HPM, de acordo com o diretor de Organização Hospitalar, Neres Junior, vão permitir a realização de procedimentos mais avançados na área de ortopedia. “Com a instalação destes equipamentos, será possível realizar cirurgia por videolaparoscopia, com maior conforto para o paciente no pós-operatório, menor tempo nas cirurgias, podendo ampliar inclusive a quantidade de procedimentos”, avalia.

Neres reforça que, com estes equipamentos, cujos recursos são de emenda parlamentar e de projetos já aprovados pelo Ministério da Saúde, prevê a instalação de 10 leitos de UTI no Hospital.

O Renova Saúde já contemplou os hospitais dos municípios de Floriano, Campo Maior, Bom Jesus, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Demerval Lobão, Piripiri, Parnaíba, Picos, Esperantina, Barras, Hospital Getúlio Vargas, Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Por: Graciene Nazareno