O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, recebeu nesta quinta(10), representantes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAES de todo o Piauí e o senador Ciro Nogueira. Durante a reunião, foi entregue ao secretário a solicitação de aumento de recursos e ampliação de oferta de serviços para a rede de atenção da pessoa com deficiência.

A solicitação das APAES leva em consideração à Portaria 3687/2017, do Ministério da Saúde, que trata do aumento do valor dos serviços de saúde no atendimento à deficiência intelectual, dar conta da habilitação dos centros de atendimento das APAES dos municípios de Floriano, Parnaíba, Teresina, Picos e Piripiri. A mesma Portaria trata também do aumento do incentivo anual no valor de R$ 218.182,68, para que esta Secretaria indique novos serviços dentro da rede da pessoa com deficiência.

O senador Ciro Nogueira elogiou a atuação das APAES no estado do Piauí e garantiu defender a solicitação junto ao Ministério da Saúde, “primeiro nos comprometemos a tratar, já na terça feira com o ministro, Gilberto Occhi, para ampliar os recursos. Segundo tratamos da organização das próprias APAES, muitas delas não estão cadastradas na Secretaria da Saúde, para que depois possam estar habilitadas junto ao Ministério da Saúde para receber esses recursos. Então me prontifiquei com minha equipe para colaborar nesse cadastramento e buscar recursos, seja nos municípios, no estado para que as APAES possam prestar um serviço ainda melhor do que elas já prestam hoje” afirma.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais no Piauí conta com 35 estabelecimentos que ofertam atendimento em saúde, mas apenas cinco recebem financiamento direto do Ministério da Saúde para custear esses serviços.

Por: Albano Amorim