Em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro, 12 de maio, e ao dia Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, 20 de maio, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (Mder), maior do Estado e referência em alta complexidade, realizou a I Semana de Enfermagem. O evento, realizado nos dias 15 e 16, foi organizado pela Gerência de Enfermagem da instituição e foi marcado pela grandeza, organização e conteúdo. 

Para a gerente de Enfermagem da Mder, Vera Paiva, a semana foi um sonho realizado, com o apoio da equipe de organização e das Responsáveis Técnicas (RTs). "Tivemos palestrantes ilustres, presença da presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Tatiana Melo; apresentaçãodo grupo musical da Casa de Cultura e do Projeto Música Para Todos, dentre outros", listou a gerente, ressaltando que o momento teve a participação em massa de servidores da casa. 

Tatiana Melo ministrou palestra na abertura do evento sobre o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, em vigor desde abril. Ao apresentar os principais pontos do novo código, ela ressaltou a importância de conhecê-lo. “Precisamos nos unir para conquistar melhores condições de trabalho”, ressaltou a presidente do Coren. 

A I Semana de Enfermagem da Mder foi aberta pela enfermeira Nayanna Oliveira, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que atuou no evento como cerimonialista. “Sem palavras para definir dois dias de muito amor e conhecimento, sem contar com meses de empenho, dedicação e trabalho na organização da Semana de Enfermagem”, comemorou Nayanna. “Sinto-me muito honrada pela confiança na apresentação de tão importante evento”, agradeceu Oliveira. 

A enfermeira Mary Karlla, responsável técnica da ALA B da maternidade, também ministrou palestra durante o evento. Ela falou sobre um projeto de grande importância na Evangelina Rosa, o Permanecer, que tem como objetivo acolher as mães. A equipe trabalha, dentre outras ações, com informações sobre a importância da continuidade do tratamento após a alta da maternidade, promovendo reflexões sobre a prevenção em gestações posteriores, apontando os riscos do não tratamento. 

Além de palestras, a semana contou com oficinas de Reiki - técnica japonesa de relaxamento do corpo e da mente que, segundo seus adeptos, também promove a cura, ministradas pelos mestres André Luís Medeiros e a enfermeira Ana Virgínia Fontinele. 

Para fechar a I Semana de Enfermagem, uma apresentação do grupo Música para Todos, seguida de uma grande confraternização da equipe de enfermeiros e técnicos de Enfermagem da instituição.

 

Por: Astrid Lages