Com uma pauta que incluía solicitação de recursos para aquisição de equipamentos para realização de cirurgias cardíacas no Hospital Getúlio Vargas (HGV); credenciamento de 10 novos leitos para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri; agilidade no processo de liberação de verbas já garantidas para reforma e ampliação do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato; além da compra de equipamentos para os 20 leitos da UTI do hospital que estão em fase de construção, o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Rafael Neiva, se reuniu, nessa quarta-feira (16), em Brasília, com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

O encontro foi articulado pelo senador Ciro Nogueira e pela deputada federal Iracema Portella. Também participaram da reunião, o deputado estadual Pablo Santos e a diretora do HGV, Fátima Garcêz. Ciro e Iracema já haviam conduzido uma visita técnica do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, à Teresina, para conhecer a realidade física e estrutural dos hospitais geridos pela fundação, no fim de abril.

Ciro explicou a importância de levar as solicitações diretamente ao ministro. "Sobre os equipamentos para o HGV, temos uma longa fila de atendimentos e o hospital precisa de toda aparelhagem para poder oferecer a cirurgia cardíaca, além dos requerimentos para as outras casas. Agradeço ao ministro Gilberto Occhi pela atenção, respondendo positivamente aos nossos pedidos", conta Nogueira.

Iracema Portella pontuou o encontro como positivo para as demandas pleiteadas. "Visita de extrema importância para saúde do nosso estado. Tratamos sobre melhorias e investimentos para infraestrutura dos hospitais administrados pela Fundação Hospitalar, em especial, o setor de Cardiologia do HGV, habilitação da UTI do Hospital de Piripiri e recursos para São Raimundo Nonato", ressalta a parlamentar.

O presidente da Fundação Hospitalar destacou a relevância da visita à Brasília. "Primeiramente agradecer o empenho do senador Ciro Nogueira e da deputada Iracema Portalla em levantar a pauta junto ao ministro da Saúde. Nosso encontro foi muito proveitoso, pois asseguramos recursos para continuar as melhorias em nossa rede hospitalar da Fepiserh. Serão beneficiados o HGV e hospitais de Piripiri e São Raimundo Nonato", informa Rafael Neiva.

Por: Fepiserh