Com a intenção de facilitar o acesso a tratamentos e evitar a judicialização da saúde, o Governo do Estado instituiu a Câmara Permanente de Resolução Consensual de Demandas em Saúde do Estado do Piauí (CâmaraSUS). A comissão será formada por representantes de diferentes órgãos e terá início ainda em junho. 


A Câmara tem a intenção de promover a resolução consensual de demandas no âmbito administrativo por serviços ou produtos de saúde a serem fornecidos pelo Sistema Único de Saúde no Estado do Piauí. Além de buscar a conciliação e propor soluções para demandas judiciais em trâmite, propor aos órgãos e entidades da administração pública, responsáveis pela elaboração e execução de políticas públicas associadas à saúde pública, medidas para melhoria dos serviços e cooperação mútua.


Como explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, “é um espaço de mediação sobre assuntos relacionados à saúde, diminuindo o ingresso de ações na justiça, por demanda por medicamentos e tratamentos, já que, administrativamente, isso poderá ser resolvido na própria Secretaria de Estado da Saúde. Assim, o usuário do SUS não precisará judicializar sua solicitação, trazendo mais celeridade ao paciente e menos custos ao Estado”. 


A Câmara SUS terá representantes da Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE), que presidirá a Câmara, Defensoria Pública do Piauí (DPE), além da Superintendência de Assistência à Saúde, Superintendência de Atenção à Saúde e Direção da Unidade de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde. 


As soluções extrajudiciais têm se mostrado uma ferramenta bastante eficaz na questão da resolução de conflitos e pretende atender a necessidade de buscar alternativas para a resolução dos conflitos referentes ao acesso à saúde, tornando-o mais célere, econômico e eficaz. 


Por: Denise Nascimento