Por meio do Mutirão de Cirurgias Eletivas e Pediátricas, da Secretaria de Estado da Saúde, mais de 90 pessoas foram atendidas em todo o Piauí este final de semana, 16 e 17 de junho nos hospitais da rede estadual. A ação conjunta envolveu o Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, que realizou 18 cirurgias pediátricas, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, onde foram feitos 30 procedimentos cirúrgicos pediátricos, Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, atendendo 12 crianças e o Hospital da Polícia Militar, que realizou 31 cirurgias eletivas.

“Os Mutirões são mais uma estratégia da Secretaria de Estado da Saúde para atender de forma rápida a demanda por um procedimento cirúrgico, descentralizando as ações em dez hospitais da rede”, diz o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

No HPM, as cirurgias realizadas no fim de semana marcam a segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas no Hospital, que continuam durante os finais de semana até julho com a meta de atender mais de 200 pessoas.

Nos hospitais foram realizadas cirurgias de estereotomia, colecistectomia, laqueadura, ooforectomia, hidrocele, cisto tireoglosso, sinequia vaginal, criptorquidia, postectomia e hernia umbilical, inguinal e epigástrica.

Por Denise Nascimento