James Almeida Criança tem garantido tratamento para cardiopatia congênita

O pequeno Luiz Guilherme, de apenas seis meses, é um vitorioso. Submetido a cirurgia cardíaca momentos após o nascimento, o bebê passou os primeiros meses de sua vida numa Unidade de Terapia Intensiva(UTI), no Hospital do Coração, em São Paulo. O diagnóstico de cardiopatia congênita foi dado ainda no ventre da mãe, Tuany Santos, ao final de 2017.

À época, todos os exames indicavam a necessidade de um parto acompanhado por uma equipe médica especializada, uma vez que após o nascimento do menino, o mesmo deveria ser encaminhado para uma UTI e assim iniciar a assistência. Assim foi feito. Luiz Guilherme nasceu no dia 5 de janeiro de 2018, passou pelo procedimento cirúrgico e já recebeu alta.

Todos os procedimentos foram garantidos pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Tratamento Fora de Domicílio(TFD), com encaminhamento para a rede especializada para acolher a mãe e iniciar os atendimentos ao menino. Foram disponibilizadas ainda passagens áreas, diárias e todo suporte à família.

“Deu tudo certo. Ele está bem, já recebeu toda a vacina, já podemos sair de casa. Passou a fase crítica”, ressalta a mãe. Já está garantido o acompanhamento médico em Teresina e com um ano, Luiz deve voltar para São Paulo, para procedimentos de rotina.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, recebeu a família em seu gabinete. “Luiz está aqui conosco, prontamente restabelecido e com saúde. Todos nos unimos numa grande corrente, para poder garantir as condições necessárias para que a mãe fizesse o parto fora do Estado e Luiz Guilherme fosse submetido ao procedimento cirúrgico”, afirma.

A assistência a crianças com cardiopatia congênita hoje também teve mais uma conquista, com o encaminhamento de Carlos Eduardo, 14 anos, que embarca para Recife/PE, para ser submetido a um transplante de coração no Hospital Real Português. Ele vai com total assistência da Secretaria de Saúde.

Por Graciene Nazareno