A Secretaria de Estado da Saúde realiza mais um final de semana de Mutirão de Cirurgias Eletivas. Os Hospitais de Esperantina, Bom Jesus, Parnaíba e Luzilândia realizarão procedimentos pediátricos, oftalmológicos e gerais, beneficiando cerca de 560 pessoas somente de quarta a domingo,21 a 25. 

Os procedimentos já começaram, na quarta e quinta-feira, 21 e 22, em Esperantina no Hospital Estadual Julio Hartman, 300 pessoas foram submetidas a cirurgias de catarata . Para David Basílio, diretor geral do Hospital, “os procedimentos beneficiam pessoas de toda região, não só de Esperantina, pessoas que há tempos esperavam na fila por essa cirurgia agora podem voltar a enxergar”. 

No Hospital Regional Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, os procedimentos começaram hoje (23)  e espera-se que 200 pessoas com catarata sejam curadas até domingo. Pacientes de toda região litorânea serão beneficiados. Em Luzilândia serão 30 cirurgias gerais. Já na região sul, as crianças recebem atendimento em Bom Jesus, no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, serão 40 atendimentos e 20 cirurgias pediátricas. 


O Mutirão de Cirurgias Eletivas está na segunda etapa e se propõe a realizar até o final do ano 3.000 cirurgias entre as especialidades de ortopedia, gerais, ginecológicas, pediátricas e de catarata, realizados em diversos hospitais da rede estadual.

De acordo com o secretário, o Mutirão atende uma demanda identificada nos hospitais. “Realizamos cirurgias eletivas no estado do Piauí, pois temos uma fila de pacientes aguardando cirurgia e nossa meta é zerá-la.”, afirma.

Por Denise Nascimento 

(Cirurgias de catarata no Hospital de Esperantina)

(Cirurgias de catarata no Hospital de Esperantina)
 

(Cirurgias de catarata no Hospital de Esperantina)

(Triagem pediátrica no Hospital de Bom Jesus)