A Secretaria de Estado da Saúde continua realizando os mutirões de cirurgias eletivas durante toda esta semana. Dessa vez, a prioridade é atender pacientes com catarata. Em duas unidades hospitalares, a de Oeiras e São João do Piauí, 407 pessoas estão sendo atendidas com as cirurgias.

Na primeira etapa é feita a triagem, momento em que os pacientes são submetidos a consultas e exames. Aqui, foram 610 pessoas atendidas. Logo no dia seguinte à triagem, o paciente é submetido ao procedimento cirúrgico. Após a cirurgia, o paciente recebe óculos escuros e colírio, para o tratamento. No terceiro dia, a consulta de revisão.

No Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros, em São João do Piauí, os atendimentos iniciaram na terça, dia 4, e seguem até hoje, 7, com a revisão do pós-operatório. Lá, foram 200 pacientes que voltaram a enxergar. “Eram pacientes que já aguardavam a realização da cirurgia, já tinham diagnóstico de catarata, muitos já sem enxergar, e sem recursos para fazer a cirurgia. Não tem alegria maior que vê o sorriso estampado no rosto deles ao sair do centro cirúrgico enxergando”, conta a diretora da unidade, Santana Andrade.

Em Oeiras, no Hospital Regional Deolindo Couto, o mutirão iniciou na quarta, 5, e segue até domingo, 9. A previsão é que sejam realizadas 207 cirurgias de catarata.

De acordo com Alípio Sady, diretor do Hospital, “existe uma demanda muito grande aqui na região, principalmente de pessoas idosas e carentes, que não têm acesso a esse tipo de procedimento. Na rede privada é um procedimento de valor alto e que se não fosse essa ação, essas pessoas dificilmente não teriam a visão de volta, não voltariam a enxergar”.

Ao todo, foram 33 municípios contemplados:

Deolindo Couto, em Oeiras: Oeiras, Simplício Mendes, Santo Inácio, Santa Rosa, Isaías Coelho, Conceição do Canindé, São João da Varjota, Colônia do Piauí, São Francisco do Piauí, Campinas, Bela Vista, Cajazeiras, Inhuma, Ipiranga, Novo Oriente, Wall Ferraz e Nazaré.

Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros, em São João do Piauí: São João do Piauí, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio de Oliveira, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, João Costa, Jurema, Lagoa do Barro, Nova Santa Rita, Pedro Laurentino, São Lourenço, Várzea Branca, Simplício Mendes, Socorro do Piauí e Canto do Buriti.

Por Graciene Nazareno