James Almeida Governo elabora Plano de Educação na Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou os preparativos para elaboração do Plano Estadual de Educação na Saúde, instrumento para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, especialmente na melhoria da Atenção Básica. O Plano é feito conjuntamente entre as esferas federal, estadual e municipal.

No processo de elaboração, técnicos da Gerência de Desenvolvimento e Qualificação da Secretaria estiveram nos 11 territórios para o levantamento das demandas e oportunidades, que foram colhidas em oficinas realizadas com os gestores.

A Gerente de Desenvolvimento e Qualificação, afirma que " o plano Estadual de Saúde é um instrumento de gestão que é feito a partir de um diagnóstico situacional que tem por objetivo identificar as necessidades de saúde do Território e contribui para a tomada de decisão, para a resolutividade e consequentemente para tornar a política de Saúde mais eficiente ".

Tal análise é confirmada pelo técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde(CONASS),  Haroldo Jorge Carvalho. “É importante destacar a educação pública em saúde, pois ela tem um papel fundamental na discussão e o pensar saúde pública”.

Esse olhar foi compartilhado durante a realização do Seminário Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que teve como uma das principais pautas as políticas de educação em saúde. O evento foi realizado na última terça, dia 11, e que teve ainda na programação, discussões sobre as práticas integrativas complementares de saúde e a própria política em educação e saúde.

O Seminário integra o processo de elaboração do plano e foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Piauí(UFPI), CONASS, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde(Cosems), Conselho Estadual de Saúde,  Comissão de Integração Ensino e Serviço(CIES), Regionais de Saúde, além dos municípios.