As obras da Maternidade de Referência em alta complexidade do Piauí iniciam uma nova etapa, que são escavações, fundações dos pilares e vigas, que contempla a parte de infraestrutura inicial do prédio.  A previsão da Secretaria de Estado da Saúde é que, ainda em 2019, toda essa etapa da obra seja finalizada, com a entrega do “esqueleto da obra”, momento em que se levantam as paredes.

As obras foram iniciadas em julho passado, com a estruturação do terreno, limpeza e terraplenagem e, de acordo com o cronograma, a execução do projeto está no ritmo esperado e com isso, a Maternidade de Referência deve ser entregue em 2021.

Orçada em aproximadamente R$ 84 milhões, com recursos de emenda dos deputados federais Assis Carvalho e Iracema Portella, e ainda do Tesouro Estadual, a Maternidade terá impacto significativo na melhoria da assistência à mulher e o bebê. “Sem dúvidas trará uma grande melhoria na assistência materna e à primeira infância no estado do Piauí”, afirma Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde. 

A Maternidade terá uma estrutura moderna, com espaço físico mais adequado, com capacidade instalada bem mais expressiva que a atual Maternidade Dona Evangelina Rosa. Somente em UTI adulta, serão 20 unidades, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê. Portanto, serão 115 leitos para tratamento intensivo.

Por Elisângela Pegado