James Almeida Piauí é piloto em projeto do Ministério da Saúde para controle de hanseníase

Por meio de oficina realizada pela Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde, o Piauí dá o primeiro passo para implantação do sistema de notificação compulsória de Reação em Hanseníase. Com isso se torna piloto desse projeto no Brasil. A capacitação acontece hoje e amanhã, 20 e 21, a partir das 8h30 no auditório da ATI. 

 “Assim poderemos fazer um acompanhamento melhor dos casos, monitorá-los e prever qual medicação será utilizada. É um controle mais rigoroso. Até então o Piauí não tinha o registro dessa informação, como em todo Brasil”, comenta Eliracema Alves, supervisora de hanseníase no estado. 

Nesse primeiro momento quatro municípios iniciarão nesse projeto piloto, são eles Teresina, Floriano, Parnaíba, Bom Jesus. A oficina conta com as especialistas do Ministério da Saúde, Drª Maria Leide, dermatologista e especialista em hanseníase; Drª Márcia Jardim, neurologista e Drª Teresina de Jesus, neurologista. Além disso, um técnico do Sistema de Informação está fazendo a instalação, implantação e implementação do sistema para notificação.

Participam do curso profissionais da atenção básica e referência em hanseníase em Teresina, médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas.

 

Por Denise Nascimento