Ubiracy Sabóia Passo à Frente entregou mais de 600 órteses e próteses em Cocal

Centenas de pessoas com deficiência da região norte do Estado foram beneficiadas  com a entrega de aparelhos ortopédicos, hoje (22), no município de Cocal, por meio do Programa Passo à Frente. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).

Pedro Igor de Oliveira, 3 anos, foi um dos beneficiados do Passo à Frente em Cocal. Com problemas no joelho ele recebeu um sapato ortopédico que irá corrigir seu problema. Pedro vai poder correr à vontade.


Cerca de 500 adultos, idosos e crianças, dos municípios de Cocal, Cocal dos Alves, Caxingó e
Caraúbas receberão 581 equipamentos ortopédicos entre próteses, órteses, coletes, botas, palmilhas, andadores, bengalas, sapatos pé diabético, cadeira de rodas e cadeiras de banho.  

"A nossa missão e meta enquanto Governo do Estado é levar o programa, a assistência de perto à pessoa com deficiência aos 224 municípios do Piauí. Esperamos que esses equipamentos aqui entregues mudem e melhorem significativamente a vida das pessoas", disse o secretário de Inclusão à Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.


O programa Passo à Frente leva o serviço para mais perto dos usuários, proporcionando mais mobilidade e acessibilidade a pessoas com deficiência. Em formato itinerante, o programa já entregou mais de dez mil equipamentos em 80 cidades e possibilita o atendimento o mais próximo do usuário, sem a necessidade do deslocamento para a capital, disponibilizando equipamentos ortopédicos, como órteses e próteses. 

O diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar, Neris Júnior, que na solenidade representou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, comenta que a região norte de tornará referência na assistência da pessoa com deficiência por meio do CER IV, em Parnaíba. 

A dona Daliza Cardoso, 87, mora numa comunidade rural de Cocal e tem problemas de locomoção.  Ela recebeu pelo programa cadeiras de rodas, cadeira de banho e bengalas. Segundo sua filha, Albertina Cardoso, que também é sua cuidadora "vai mudar muita coisa, para banhar ela é um sacrificio. Agora vamos poder dar banho nela de maneira confortavel e tambem pra ela caminhar com mais facilidade, sem depender tanto de outra pesoa".

Por Denise Nascimento