Projetos de reorganização da Secretaria de Estado da Saúde foram discutidos, em reunião nessa quinta-feira (21), entre o secretário Florentino Neto, equipe técnica da secretaria de Saúde e representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

O Piauí aderiu ao Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde que sugere, essencialmente, o planejamento nas macrorregiões de saúde, organização de consórcios inter-federativo da saúde, contratualização de serviços hospitalares e reestruturação gerencial dos órgãos. 

“Com essa iniciativa de reorganização, reforçamos o compromisso com o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Estamos repensando continuamente a Secretaria de Saúde, a política de saúde pública no estado do Piauí, com foco a oferecer mais atenção e maior assistência”, afirma o secretário Florentino Neto.

Segundo a diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA), Ana Maria Eulálio, o objetivo é sensibilizar e apontar caminhos e diretrizes para que a equipe técnica da Secretaria possa atuar na perspectiva de avançar no processo de reorganização institucional. E nesse processo de planejamento inclui propósitos, objetivos, finalidade e estratégias que precisam ser desenhadas até o ano de 2023.

“Ações de apoio, de fortalecimento, processo de trabalho, de qualificação, de recursos humanos, de proposição de novas modalidades, prestação de serviço, organização administrativa e financeira, de modo que a Secretaria Estadual de Saúde possa cumprir seu trabalho como gestora do SUS”, frisa Ana Eulálio.

Também foram discutidos: o Fundo Estadual de Saúde(Funsaúde), áreas de compras e contratos, além da estruturação organizacional.

O estado do Piauí abraçou o desafio de reorganização da Secretaria de Estado da Saúde no intuito de oferecer a população um serviço de maior qualidade e de humanização da saúde pública.

Por Eugenia Reis